Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Conheça 5 sintomas comuns das hemorroidas

Mais frequente em adultos, a dilatação anormal das veias anais pode causar desconfortos e sangramentos

Por Gabriel Bortulini
19 dez 2024, 09h13
hemorroida-sintomas
Tempo demais no banheiro? Pode ser a chance para as hemorroidas aparecerem (storyset/Freepik)
Continua após publicidade

As hemorroidas são veias anormalmente dilatadas na região do ânus e do reto, que podem causar uma série de sintomas, incluindo dores, ardência e até sangramentos. Podem ser internas (na parte interior do reto) e externas (ao redor do ânus).

Elas podem surgir por uma alimentação pobre em fibras, excesso de esforço ao defecar, constipação crônica, gravidez, obesidade, entre outros fatores.

+Leia também: Hemorroida: o que é, quais as causas e tratamentos

Apesar de haver casos mais sérios, as hemorroidas não costumam ser tão preocupantes. No entanto, alguns sintomas podem ser muito desconfortáveis e, ainda, ser confundidos com condições mais graves de saúde. Por isso, qualquer suspeita precisa ser investigada por especialistas. Conheça cinco sintomas comuns:

1. Coceira na região anal

A coceira é um dos sintomas mais comuns em relatos de hemorroidas. Geralmente, trata-se de uma irritação persistente ao redor do ânus, que pode ser provocada pela dificuldade de limpeza da região por conta do desconforto local.

2. Dor no ânus

A dor no ânus costuma ser causada pela fricção do papel higiênico, por roupas íntimas, ao sentar ou, ainda, durante ou após a evacuação. Por conta da dilatação das veias que causam a hemorroida, o desconforto pode se tornar mais persistente.

3. Protuberância no ânus

Um sintoma comum é a formação de inchaços em forma de calombos ou pequenas “bolinhas” no ânus, que podem ir ganhando volume com o tempo. Essas protuberâncias são visíveis e podem ser percebidas ao tocar a região — costumam ser mais aparentes após a evacuação. Também podem ser sensíveis ao contato.

Continua após a publicidade

4. Sangramento

O sangramento é comum em casos de hemorroidas. Pode ser um vermelho vivo mesclado às fezes, gotejando nas paredes ou na água do vaso sanitário. Esse sangramento também pode aparecer nas roupas íntimas ou no papel higiênico, surgindo sem dor. Geralmente, são pequenas quantidades de sangue.

+Leia também: Sangue nas fezes: 5 possíveis causas para o problema

5. Secreção de muco

O muco pode ser liberado pelas hemorroidas, num aspecto esbranquiçado e viscoso. Além disso, há casos em que se tem a sensação de que o reto ainda precisa ser esvaziado após a evacuação.

Tratamento das hemorroidas

Quando houver sintomas de hemorroidas, recomenda-se a consulta com especialistas, que poderão definir o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

+Leia também: Qual a melhor forma de lidar com as hemorroidas?

O diagnóstico das hemorroidas costuma ser realizado por médicos proctologistas ou coloproctologistas, que também serão os especialistas capacitados para o melhor tratamento e eventuais cirurgias.

Continua após a publicidade

Os exames solicitados podem incluir exames físicos, anuscopia, exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.