Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Chá de melissa: conheça benefícios da infusão

Acalma, resolve insônia e ajuda a tratar ansiedade? Saiba se planta realmente garante esses efeitos

Por Valentina Bressan
20 jan 2025, 18h30
Melissa_officinalis
Se você já confundiu a melissa com a erva-cidreira, não é por acaso: melissa é o nome do gênero de plantas em que a erva-cidreira está incluída (I. KENPEI/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

O chá de melissa é conhecido na cultura popular como um calmante, bom ao aplacar ansiedade e insônia. Contudo, no momento de buscar a planta no supermercado ou na feira, podem surgir algumas dúvidas.

Isso porque o termo melissa, na realidade, denomina um gênero que agrupa várias espécies. Uma delas é a erva-cidreira, cujo nome científico é Melissa officinalis – daí, aparece a confusão. 

Ou seja, embora melissa seja o nome de um conjunto de plantas semelhantes, a palavra é usada como sinônimo para erva-cidreira.

Por isso, se você ouviu falar de algum dos benefícios do chá de melissa e está à sua procura, pode ficar atento ao nome científico presente no rótulo ou adquirir a versão comercializada como erva-cidreira

Caso o produto indique apenas o nome “melissa”, vale redobrar a atenção. Pode se tratar de outra espécie do grupo, com uma lista diferente de efeitos sobre a saúde. Melissa-de-pison e falsa-melissa, por exemplo, são algumas que não pertencem ao gênero melissa.  

Continua após a publicidade

Quais os benefícios do chá de melissa?

A Melissa officinalis ou erva-cidreira é conhecida por seu papel calmante. 

Efeitos leves sobre a saúde psíquica, como aliviar a ansiedade e ajudar em casos de insônia realmente fazem parte da lista de benefícios do chá preparado a partir da planta. 

Outras propriedades da erva estão relacionadas ao sistema digestório: o chá atua reduzindo gases e cólicas, e melhora a digestão.

Continua após a publicidade

Mais qualidades ainda são investigadas pela ciência. Extratos concentrados da planta são objeto de estudos quanto ao potencial ansiolítico e antidepressivo, mas ainda não há comprovação da efetividade em humanos

Isso significa que, embora o chá sirva como um calmante bastante leve, doenças não podem ser tratadas apenas com a infusão, e requerem atendimento médico e medicação. 

+ Leia também: Calmante natural: 10 alimentos e chás com propriedades relaxantes

Como preparar o chá de melissa?

As folhas podem ser usadas secas ou frescas. O método de preparo é a infusão, que consiste em adicionar à erva a água fervente. 

Continua após a publicidade

Deixe o chá esfriar e descansar por alguns minutos antes de consumir. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.