Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Câncer: quando casar aumenta ou diminui a chance de sobrevivência

Levantamento feito com quase 2 milhões de voluntários reforça o elo entre relações interpessoais e o sucesso dos tratamentos contra tumores

Por Vand Vieira
Atualizado em 14 fev 2020, 16h31 - Publicado em 25 ago 2017, 19h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Amar e respeitar um ao outro na saúde e na doença, até que a morte os separe. A tradicional promessa feita por noivos que sobem ao altar ganhou mais importância em uma publicação recente no periódico científico Journal of Cancer Survivorship. De acordo com o estudo, conduzido por dois pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, um bom casamento favorece a expectativa de pacientes que lutam contra o câncer — na maioria, mas não em todos os casos.

    Foram considerados dados de 779 978 homens e 1 032 868 mulheres. Eles foram diagnosticados com um tumor entre os anos de 2000 e 2008. O acompanhamento seguiu até 2013.

    Combinando informações como estado civil e mortalidade, os experts notaram que os casados tinham maior chance de estar vivos cinco anos após o surgimento da doença. Isso valeu pelo menos para os seguintes tipos de câncer: cavidade oral e faringe, cólon e reto, mama, bexiga, pelve renal, melanoma, tireoide e linfoma. Curiosamente, os solteiros se saíram melhor quando a enfermidade atacava o cérebro ou o sistema nervoso.

    Para o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, há diversos fatores por trás do achado. “Além do apoio em questões emocionais, o parceiro tende, por exemplo, a contribuir para a aderência ao tratamento”, comentou, em comunicado à imprensa.

    Não houve diferença significativa quanto à leucemia e tumores no fígado, no pulmão e no pâncreas. De modo geral, viúvos, separados e divorciados foram considerados os mais ameaçados. É sempre bom lembrar, no entanto, que ter amigos e familiares por perto pode ser tão crucial quanto a presença de um marido ou da esposa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.