Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

As particularidades do diabetes em mulheres

Características femininas favorecem o surgimento do tipo 2 dessa doença. Especialistas apontam uma preocupação especial na gestação

Por Fabiana Schiavon
8 set 2022, 14h44
diabetes na mulher
O risco de a mulher desenvolver diabetes do tipo 2 muda conforme estilo de vida, idade, entre outros fatores (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

O diabetes em mulheres foi um dos temas debatidos durante o 35º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, realizado esta semana em São Paulo (SP). Em uma das discussões do evento, médicas alertaram para a suscetibilidade do sexo feminino à doença e sobre a importância de planejar a gravidez adequadamente.

Os pontos de atenção foram mais direcionados ao diabetes tipo 2, que é mais comum. “Estima-se que cerca de 60% da população brasileira com diabetes não sabe que tem a doença, porque não faz exames regulares”, calcula Cristina Façanha, diretora do Departamento de Diabetes Mellitus da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e médica no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará.

Compartilhe essa matéria via:

Enquanto o diabetes tipo 1 começa com um ataque das próprias células de defesa ao pâncreas, a fábrica de insulina, o tipo 2 é marcado pela resistência à insulina, o hormônio que coloca a glicose (nutriente vindo dos alimentos) para dentro das células. Em ambos os casos, a glicemia vai às alturas, o que provoca problemas pelo organismo.

O que acontece com as mulheres?

Uma metanálise (artigo que reúne dados de diferentes pesquisas) ressalta que a mulher tem mais resistência à insulina por algumas características de seu corpo. É uma equação que envolve, entre outras coisas, a menor porcentagem de massa muscular e a maior de gordura corporal, em comparação com os homens. E lembramos que a resistência à insulina deflagra o diabetes tipo 2.

“Mas, claro, o risco da mulher muda conforme seu estilo de vida e outras características. Idade e a chegada da menopausa são algumas”, explica Lenita Zajdenverg, professora do Departamento de Nutrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sbem.

Continua após a publicidade

Aliás, um estudo que acompanhou mulheres por dez anos concluiu que a menopausa precoce (por volta dos 40 anos) aumenta o risco do diabetes tipo 2.

Gravidez e diabetes

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reuniu dados de 270 mulheres com diabetes em idade fértil. As cientistas descobriram que 18,9% não estavam usando método contraceptivo. Entre essas, só cerca de uma em cada cinco queriam realmente engravidar.

O problema é que esse mesmo grupo estava com níveis de hemoglobina glicada (exame que traça uma espécie de histórico da glicose no organismo dos últimos 60 a 120 dias) de 9,6%, em média. O mais seguro é engravidar com o índice perto dos 6%. Acima de 9%, a gestação em geral é desaconselhada. Os dados são do mestrado da médica Caroline Reis Gerhardt e o trabalho ainda não foi publicado em periódicos científicos.

O maior risco de manter uma gestação nesse estado é a má formação do feto. Além disso, a gravidez em si favorece o aumento da glicemia, inclusive em mulheres sem diabetes. O descontrole, portanto, pode agravar a saúde da futura mamãe.

Continua após a publicidade

+ Leia também: O que é diabetes gestacional: sintomas, diagnóstico e tratamento

Para mulheres com diabetes que desejam engravidar, médicos tendem a indicar o seguinte:

  • Avaliação frequente da glicemia
  • Suplementação de ácido fólico
  • Possível suspensão de medicamentos que podem causar má formações
  • Monitoramento da tireoide e da saúde dos rins e dos olhos
  • Cessação do consumo de bebidas alcoólicas e do tabagismo
  • Atualização da carteirinha de vacinação

Durante a gestação, a glicemia idealmente precisa estar abaixo de 92, mas médicos vão definir metas de forma individualizada, especialmente entre as mulheres que já possuem diabetes. “Nas que não tem a doença, dieta e exercícios costumam dar conta do recado, mas há casos em que é preciso usar insulina durante a gravidez. A falta de controle nesse período aumenta o risco de o filho desenvolver diabetes ao longo da vida, e de a própria mãe ter a doença no futuro”, diz Cristina. Cerca de 16% a 18% das mulheres que engravidam podem apresentar diabetes gestacional.

Continua após a publicidade

Já a mulher com diabetes que não deseja engravidar deve conhecer os melhores métodos anticoncepcionais para ela. “É preciso de uma avaliação completa antes de indicar a estratégia mais adequada, mas é importante ressaltar que a gestação não planejada oferece mais risco a essas mulheres do que o uso de qualquer anticoncepcional”, pontua Fabíola Satler, endocrinologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e membro da Sbem.

+ Leia também: Anticoncepcional em avaliação pela Anvisa reduziria risco de trombose

A médica pontua, ainda, que há mais do que pílulas à disposição. Métodos como o DIU (dispositivos intrauterinos) e implante intradérmico contraceptivo ainda são pouco utilizados pelas mulheres em comparação a outros métodos, segundo Fabíola. “São os mais efetivos e seguros para mulheres com diabetes. O limitante desses métodos é a acessibilidade pelo SUS”, completa a médica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.