Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Acantose nigricans: manchas na pele podem ter origens variadas

Apesar de incômoda, essa alteração não é uma doença por si só, mas sim um indício de outros problemas de saúde

Por Maurício Brum
3 jan 2025, 11h43
acantose-nigricans
No início, manchas podem ser confundidas com acúmulo de sujeira. Mas não adianta limpar (OppidumNissenae/CC BY 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Acantose nigricans é o nome dado a uma alteração em que manchas aveludadas se formam na pele. Ela não é uma doença por si só, mas uma consequência de outros problemas de saúde — por isso, investigar a origem é fundamental para determinar o melhor curso de tratamento.

Em geral, a alteração está relacionada à resistência a insulina, relacionada a um quadro de diabetes não controlado. Outras condições que podem levar a uma manifestação de acantose nigricans incluem obesidade, síndrome de Cushing, síndrome do ovário policístico e disfunções na tireoide, por exemplo.

+Leia também: Desafios da resistência à insulina: causas, sintomas e tratamentos

Quais os sintomas da acantose nigricans?

Normalmente, a acantose nigricans se manifesta simplesmente através do seu sintoma característico: as manchas escuras e aveludadas na pele, que costumam aparecer em regiões de dobras, como a virilha, a axila ou o pescoço.

Essas manchas normalmente não causam coceira nem dor, resumindo-se ao desconforto estético. Quando não há uma causa identificada, é comum que em um primeiro momento o paciente chegue a confundi-las com um acúmulo de sujeira — só que, obviamente, não adianta lavar ou limpar a área afetada.

É quando muitas pessoas acabam buscando ajuda médica.

Continua após a publicidade

Como diagnosticar a causa da acantose nigricans?

A acantose nigricans costuma ser detectada via avaliação clínica por um médico dermatologista, considerando as alterações na pele e o histórico do paciente.

No entanto, uma vez que o quadro seja confirmado, é necessário iniciar uma investigação para as causas de fundo. Nesse caso, o médico pode solicitar diferentes exames complementares, como de sangue e urina, conforme a suspeita da origem do problema.

Como tratar acantose nigricans

O tratamento não tem como foco as manchas propriamente ditas, mas a causa subjacente. Dependendo da origem, alterações no estilo de vida, medicamentos ou até cirurgias podem ser empregados, conforme avaliação médica e as individualidades de cada caso.

Continua após a publicidade

Muitas vezes, as manchas podem desaparecer aos poucos conforme o problema primário for tratado. Em outros casos, porém, a acantose nigricans permanece mesmo após o tratamento.

Nessas situações, cremes ou tratamentos de clareamento da pele (com laser, por exemplo) podem ser indicados, desde que com a devida avaliação de um dermatologista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.