O congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia sempre traz novidades para cuidar bem do coração. E em 2018 não foi diferente. Diretamente de Munique (Alemanha), onde aconteceu este evento, SAÚDE conversou com o cardiologista Roberto Miranda, da Universidade Federal de São Paulo, sobre os principais destaques deste ano.
Em três vídeos, ele aborda a insuficiência cardíaca, o diabetes e o envelhecimento – e, principalmente, o que há de mais novo entre essas condições e a saúde do peito.
Insuficiência cardíaca
Essa dificuldade para bombear sangue para o resto do corpo traz sintomas como inchaço e falta de ar. Mas, apesar da evolução no tratamento, os pacientes ainda possuem um risco elevado de sofrer com certos problemas. Como minimizar isso?
Diabetes
Essa doença, tão comum quanto nociva, ganhou tratamentos que parecem preservar a saúde cardiovascular e até ajudam a emagrecer um pouco. Confira:
Envelhecimento
Ficou claro que, para a saúde como um todo sair ganhando, é importante manter a funcionalidade e a independência dos mais velhos. Por outro lado, não é só porque o idoso parece estar bem que pode dispensar idas ao consultório médico: