Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Musculação para espantar a depressão

Exercícios de resistência melhoram sintomas de ansiedade e depressão, especialmente entre os idosos

Por Lucas Rocha
5 jun 2024, 08h45
saude-fitness-atividade-fisica-musculacao-idosos-depressao
Treinos de resistência também são bem-vindos para mitigar os sintomas da depressão e da ansiedade (Foto: Willowpix/Getty Images e Alex Silva/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Já faz tempo que as academias deixaram de ser um reduto de gente jovem. Pudera: para aqueles com mais tempo de estrada, a musculação induz o ganho e a manutenção de massa e força, fatores que rendem maior autonomia e autoestima e menor risco de quedas e fraturas. Mas as vantagens não param por aí…

Os treinos de resistência também são uma estratégia bem-vinda para mitigar os sintomas da depressão e da ansiedade. Foi o que concluiu um estudo recém-publicado na revista médica Psychiatry Research.

Segundo os autores, a prática regular após os 60 anos parece ter efeitos ainda mais pronunciados entre aquelas pessoas com o diagnóstico desses transtornos mentais. Isso porque os exercícios não repercutem só na musculatura.

+ Leia também: Por que ter músculos é igual a ter mais saúde?

“Eles estimulam a produção de substâncias que melhoram a percepção de prazer, a recuperação e a disposição”, diz Karina Hatano, médica do esporte do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.saude-fitness-atividade-fisica-musculacao-idosos-depressao-informacao

Clique para ampliar

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.