Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Movimente as pernas mesmo quando estiver sentado

Estudo indica que a prática ajuda a prevenir problemas decorrentes do excesso de tempo parado

Por Karolina Bergamo
Atualizado em 22 jul 2019, 12h38 - Publicado em 19 ago 2016, 14h46
Divulgação
Divulgação (/)
Continua após publicidade

Você sabia que 4% das mortes no mundo poderiam ser evitadas se o tempo que as pessoas passam sentadas diminuísse em três horas? Isso significa que 433 mil indivíduos não morreriam a cada ano. Acontece que, infelizmente, uma porção de gente não consegue mudar esse comportamento. A menos que troque de emprego ou até mesmo profissão… Difícil, né? Então será que não há solução no fim do túnel?

Não é bem assim. Parece que mexer as pernas (mesmo que você permaneça na cadeira) já ajuda. É o que concluiu um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology. Levando em consideração o fato de que ficar sentado por longas horas reduz o fluxo sanguíneo nas pernas e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, os cientistas decidiram checar se uma pequena quantidade de movimento já seria suficiente para proteger as artérias. E eles ficaram surpresos ao descobrir que sim: deixar os membros inferiores inquietos favorece os vasos.

Para chegar a esse resultado, a função vascular da perna de 11 jovens saudáveis foi avaliada antes e depois de passarem três horas sentados. Os cientistas pediram para os voluntários baterem o pé com uma das pernas durante um minuto e descansarem por quatro. Ao final do período, os experts mediram o fluxo sanguíneo em uma artéria localizada na perna, e notaram que a singela movimentação já levou a um aumento significativo do fluxo sanguíneo local em relação à perna parada.

Então, se não puder se levantar, tudo indica que mexer um pouco as pernas faz bem ao seu coração. Mas, claro, o ideal mesmo é ficar em pé ou dar uma caminhada esporadicamente. Você pode aproveitar uma ligação telefônica para sair da cadeira, por exemplo. Ou trocar o elevador pela escada. São mudanças pequenas que culminam em grandes benefícios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.