Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Maioria dos pais não vê sobrepeso dos filhos como problema de saúde

Pesquisa analisou os hábitos das crianças à mesa e o comportamento dos pais frente a essas práticas

Por Karolina Bergamo
Atualizado em 26 out 2016, 10h40 - Publicado em 4 abr 2016, 15h04
Bernardo Sardi
Bernardo Sardi (/)
Continua após publicidade

Uma pesquisa online feita pela PROTESTE – Associação de Consumidores apurou a rotina da garotada e de seus pais para descobrir como eles têm lidado com a comida no dia a dia. O levantamento, que contou com 123 participantes, chegou à conclusão de que existe uma falta de controle sobre os hábitos alimentares das crianças. Em primeiro lugar, 36% delas consomem fast food de três a quatro vezes por semana e 28%, de cinco a seis vezes por semana. Além disso, 70% dos meninos e meninas não jantam todas as noites e 23% não tomam café da manhã diariamente.

Pior: nem todos os pais notam que seus filhos estão gordinhos. E, mesmo entre a minoria que consegue, surge outro porém: a maior parte não acha que a barriga avantajada faz mal à saúde nessa fase da vida. Ao constatar que o filho está acima do peso, 42% disseram não fazer nada especial (apenas reduzir a quantidade de comida oferecida à criança em cada refeição). Já 33% estimulam atividades para aumentar o gasto calórico cotidiano, como subir escadas e andar mais. Apenas 25% dos pais matriculam o filho em aulas de dança, natação ou futebol após perceber que eles estão rechonchudos demais.

A pesquisa também mostrou que 22% dos casais são formados por duas pessoas acima do peso (em 12% dos casos, pelo menos um dos parceiros é obeso). Vale ressaltar que o risco de as crianças sofrerem com a balança aumenta se um dos pais estiver com excesso de peso — motivo de sobra para que os adultos fiquem atentos. 

Sabemos que o estado nutricional na infância repercute na saúde na vida adulta. Por isso é essencial não descuidar do que vai parar no prato da garotada — sem neurose, claro. Se você não sabe como fazer isso, confira algumas receitas para preparar com o pequeno. Nesse sentido, também vale incentivar as brincadeiras ao ar livre e a prática de esportes. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.