Ao criar desafios, app GymRats ajuda a afastar sedentarismo
Aplicativo investe na motivação mútua, permitindo a criação de grupos com amigos para acompanhar o progresso no treino

Em busca de ter um 2025 mais ativo, muita gente recorre aos aplicativos que ajudam a estabelecer uma rotina de treinos. Entre as opções que vêm se destacando nos últimos tempos, o GymRats se tornou um queridinho pela possibilidade de criar grupos e desafios onde se compartilham as atividades realizadas, conquistas e objetivos.
Mas, afinal, como funciona o GymRats? E como ele pode ajudar a se exercitar mais?
Motivação pelo aspecto social
Muitos aplicativos ajudam a criar um cronograma de atividades físicas e até dão detalhes de como realizar os exercícios. Com o GymRats, o objetivo é outro: como o próprio criador do app escreve, a ideia é que ele funcione como um “motivador social” para uma vida mais ativa.
Na prática, o app funciona como uma espécie de rede social dedicada às atividades físicas. Você cria seu perfil e pode montar grupos com amigos, familiares, colegas de trabalho ou quaisquer outras pessoas que tenham objetivos similares.
Uma vez lá dentro, dá para registrar o treino que você fez. E até, se todos concordarem, estabelecer uma competição saudável, com um sistema de pontos de acordo com a atividade realizada (por exemplo, um número X de pontos por cada minuto de caminhada ou corrida e assim por diante).
O app é uma opção útil para pessoas que se sentem pouco motivadas a seguir em frente no treino quando não contam com algum tipo de companhia – o aspecto social como motivador para o exercício físico é um ponto que tem sido enfatizado em levantamentos recentes.
A grande vantagem é que, caso você esteja sozinho na hora da atividade em si, ainda dá para sentir que tem alguém incentivando e acompanhando o seu processo.
+Leia também: Horas sentado, anos perdidos: malefícios do comportamento sedentário
Cuidado para não cair na competição exacerbada
Ao recorrer a um aplicativo desse tipo, porém, é importante não esquecer que o objetivo é buscar a saúde. E isso vale tanto para o corpo quanto para a mente. A ideia é compartilhar e celebrar o progresso em conjunto, e usar o suporte dos colegas de grupo para não desistir de seguir treinando. Não dá para transformar em um ambiente tóxico.
Embora o app dê ferramentas para criar uma “competição”, é fundamental que ela seja saudável.
Criar objetivos irreais ou participar de um grupo com competitividade exacerbada pode acabar tendo efeitos opostos ao desejado. Por um lado, fazer com que a pessoa treine além dos próprios limites, correndo risco de lesões. Por outro, tornar-se um aspecto de desmotivação caso os objetivos não estejam sendo alcançados.
Busque sempre participar de grupos com pessoas de confiança e que não vão desencorajar mesmo quando as coisas não estiverem evoluindo como se esperava.