A febre dos eletrólitos: quem de fato precisa repor sais minerais?
Recurso só é útil para praticantes de atividades físicas longas e intensas, advertem especialistas

É um hit! Bebidas que prometem a reposição de eletrólitos ganharam espaço no mercado com uma variedade cada vez maior de opções. Em redes sociais, pipocam vídeos de influenciadores apresentando resenhas de produtos ou receitas caseiras.
E não para por aí: anúncios garantem uma série de benefícios, como turbinar a hidratação e acelerar a absorção de nutrientes. Mas será que todo mundo deve investir nessa febre?
Antes de mais nada, é importante contextualizar que os eletrólitos são minerais que circulam no organismo e agem em funções essenciais, como o equilíbrio de líquidos e a transmissão de sinais nervosos. A lista inclui alguns nomes conhecidos, como sódio, potássio e cálcio.
+ Leia também: Quantos passos uma pessoa precisa dar por dia para ter saúde?

Condições como suor excessivo, diarreias e doenças renais podem levar à perda expressiva desses nutrientes. Então vale repor ao malhar?
“Essas bebidas são indicadas para reidratar o corpo diante de questões médicas, como vômitos e diarreias, ou após atividades físicas intensas, com elevada transpiração”, responde a nutricionista Lara Natacci, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban).
O consumo, portanto, precisa ser feito com cautela.
“Deve-se evitar o uso abusivo em maratonas, por exemplo. Crianças e idosos também não devem trocar a água por bebidas eletrolíticas”, orienta o médico Carlos Alberto Werutsky, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
+ Leia também: Taxa metabólica basal: saiba como cálculo pode ajudar a emagrecer

Acesse mais notícias
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Criamos também uma newsletter que envia gratuitamente uma seleção de conteúdos feitos por nossa equipe. Os disparos são feitos às segundas-feiras, com uma curadoria de textos sobre saúde física e mental, alimentação, atividade física, vida animal, meio ambiente, autoestima e outros tópicos que permeiam a vida cotidiana. Inscreva-se.