Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Um coração artificial que salva crianças – Prêmio Péter Murányi

Iniciativa do InCor foi premiada em 2015 por diminuir a mortalidade entre crianças que aguardam na fila de transplante cardíaco

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 14 fev 2020, 18h25 - Publicado em 24 jul 2017, 17h04
coracao
O dispositivo, desenvolvido no InCor, devolveu a esperança a várias crianças e suas famílias (Ilustração: Marcus Penna/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Entre as pessoas na fila de transplantes por um coração, as crianças são as que apresentam maior taxa de mortalidade. Daí que entra o coração artificial pediátrico criado no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, que de tão inovador foi agraciado com o Prêmio Péter Murányi de 2015.

Desenvolvido pela equipe da pesquisadora Idágene Aparecida Cestari, o aparelho pode ser implantado em recém-nascidos e crianças com algum problema cardíaco congênito enquanto aguardam pelo transplante. “O dispositivo permite ao paciente esperar em condições adequadas. Isso aumenta as chances de sobrevida à cirurgia do transplante e após ela”, ressalta Idágene no vídeo abaixo.

E isso com um detalhe: o equipamento foi criado nacionalmente, com custos compatíveis a nossa realidade. Tal inovação ajudou, por exemplo, a menina Evellyn, que aos 3 anos de idade tinha apenas 8 quilos por causa de uma malformação no músculo cardíaco.  Veja na sequência o vídeo com essa história completa. E aproveite para disseminar a edição de 2018 do Prêmio Péter Murányi, cujo objetivo é promover o bem-estar de países em desenvolvimento – para se inscrever, clique aqui.

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.