Tarja Verde: a campanha que pretende identificar alimentos anti-câncer
Através de selo informativo nos mercados, a iniciativa aponta quais alimentos são aliados na prevenção de obesidade e câncer desde a infância
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer, perdendo só para o cigarro. E as próprias escolhas alimentares têm influência nesse desfecho.
“Uma dieta desequilibrada oferece agentes cancerígenos. E o abuso de açúcar refinado e gorduras ruins tende a inflamar o corpo, elevando a probabilidade de um tumor surgir”, explica o oncologista Antonio Carlos Buzaid, do Instituto Vencer o Câncer (IVC).
Segundo o médico, quanto mais cedo se intervém no cardápio, maior a proteção ao organismo no futuro. É por isso que o IVC criou a campanha Tarja Verde, que identifica nos mercados ingredientes benéficos por meio de um selo informativo — as empresas participantes passam por uma pré-avaliação.
“A ideia é ensinar a população com propaganda saudável”, diz Buzaid.