Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mães com insônia afetam a qualidade do sono de filhos pequenos

Por outro lado, quando é o pai quem encontra dificuldade para dormir, as crianças acabam não sendo tão atingidas

Por Giovana Feix
Atualizado em 13 fev 2020, 10h27 - Publicado em 1 set 2017, 11h42
insonia da mae afeta sono das criancas
Parece que o comportamento das mães influencia o dos filhos mesmo durante o sono - ou a falta dele. (Ilustração: Daniel Almeida/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Até quando estão deitadas em suas camas à noite, as mães influenciam seus filhos. Quer dizer, mais ou menos: um estudo das universidades de Basel, na Suíça, e de Warwick, no Reino Unido, conclui que mães com insônia afetam diretamente a qualidade do sono de seus filhos.

No experimento, cerca de 200 crianças saudáveis entre 7 e 12 anos foram avaliadas enquanto dormiam em casa por meio de um exame chamado de eletroencefalografia. Em resumo, por uma noite eletrodos foram colocados na cabeça dos pequenos para medir a atividade cerebral durante o repouso — o que dá uma ótima ideia da eventual presença de algum distúrbio. E, claro, o mesmo teste foi feito com os pais.

Com isso, foi possível concluir que, quando a mãe sofre de insônia, seus filhos costumam cair no sono mais tarde. Além disso, eles dormem menos e de maneira mais superficial.

Pais com insônia, por outro lado, não abalam tanto o descanso dos pequenos. De acordo com o artigo, publicado no periódico científico Sleep Medicine, tudo que eles têm é uma tendência maior a relatar dificuldades no sono dos filhos — sem que isso necessariamente corresponda à realidade.

As teorias para essas descobertas são várias. Talvez as crianças aprendam a imitar os padrões de sono dos genitores. Ou a movimentação noturna dos adultos atrapalharia o descanso profundo da garotada. Fora que a insônia tem forte influência genética.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.