Fruta da época: conheça os benefícios do pêssego
Rico em antioxidantes, o fruto auxilia na saúde da pele e é versátil para receitas, mas é preciso estar atento às diferenças entre a versão natural e a enlatada

É comum usarmos a expressão pele de pêssego para elogiar alguém cuja pele tem aspecto bom e macio. A associação não se restringe à sensação suave ao toque da casca da fruta: o pêssego tem diversas propriedades benéficas à saúde, e algumas deles contribuem para o viço da pele.
O verão é o período ideal para consumir o pêssego, cuja temporada se inicia em meados de agosto e se estende até janeiro. Isso porque o fruto depende dos meses de frio para se desenvolver – no Brasil, a produção se concentra no Sul e no Sudeste, onde é fácil encontrar temperaturas mais amenas.
O sabor refrescante e doce do pêssego o torna uma opção agradável para os meses mais quentes, e a saúde só tem a ganhar com a inserção dessa fruta na dieta.
Benefícios do pêssego para a saúde
O pêssego faz parte da família Pronus, a mesma da ameixa e do damasco. O grupo apresenta benefícios nutricionais bem parecidos.
Envolto por uma casca fina e aveludada, o pêssego é uma fruta difícil de acondicionar por muito tempo e, por isso, deve ser consumida rapidamente após ser adquirida.
No pêssego estão presentes algumas das principais vitaminas para o organismo, tais como a vitamina A, a vitamina C e vitaminas do complexo B. Ele é rico em potássio, que contribui para o controle da pressão arterial.
Outras substâncias vantajosas presentes no pêssego são os antioxidantes.
Os compostos fenólicos são os principais antioxidantes da fruta e estão relacionados com a prevenção de diversos tipos de câncer, como os de esôfago, pulmão, fígado e de pele. O ácido clorogênico é o mais abundante destes compostos e sua ingestão também auxilia na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2.
Somados às vitaminas A e C, os antioxidantes também ajudam a reduzir danos relacionados ao envelhecimento e à exposição solar – por isso, o pêssego e outras frutas são boas pedidas para quem busca uma pele mais bonita.
O pêssego é ainda um bom aliado para a saúde do intestino graças à presença de fibras em sua estrutura. No entanto, ao considerar os benefícios da fruta, é importante saber as diferenças nutricionais entre a versão natural e aquela que é comercializada enlatada, como o pêssego em calda.
+Leia também: Frutas vermelhas são um tesouro para a saúde
Pêssego em calda ou pêssego natural?
A fina casca do pêssego faz com que este seja um alimento bastante frágil e perecível. Por este motivo, uma das principais formas de consumo do pêssego é a versão em conserva de fruta em calda. O produto também pode ser chamado de “compota“.
No processamento da fruta para a comercialização ocorrem algumas alterações na sua composição química. O pêssego em calda tem mais calorias e carboidratos e menos proteínas e lipídios totais do que a fruta natural. A calda adicionada é composta por uma grande quantidade de açúcar, o que deve ser levado em conta na hora de escolher a opção mais saudável.