Estomatite: o que é, quais os tipos, e como tratar
A estomatite infantil, conhecida como sapinho, é a que mais assusta os pais e incomoda bebês
O nome engana: a estomatite é uma inflamação que ocorre na boca, provocando feridas, lesões e aftas, e não no estômago como pode parecer. A origem é derivada da palavra “stoma”, que se refere a aberturas no corpo, como a boca.
Pode ser causada por reações alérgicas, por alimentos e substâncias, queda da imunidade ou por uma infecção fúngica ou viral. Geralmente, os vírus que mais causam a encrenca são a herpes simples (HSV-1) ou o vírus coxsackie.
Estomatite infantil
A estomatite infantil também é conhecida como sapinho. É um termo popular para qualquer lesão, inchaço ou ferida na cavidade oral.
Em bebês menores de 6 meses, o sapinho pode ter como causa um fungo, o mesmo responsável pela candidíase, que é caracterizada pela presença de placas brancas na boca.
No caso da estomatite infantil, ela é normalmente causada pelo vírus HSV-1, que está presente em 90% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Bebês costumam ter o primeiro contato com esse vírus aos seis meses.
Mas aftas na boca também podem ser sintomas de outras viroses. Por isso, é preciso fazer o diagnóstico com o pediatra para ter certeza do tratamento, geralmente feito com antivirais, analgésicos e hidratação.
O foco na hidratação é especialmente importante por causa da febre e da dificuldade para engolir.
É preciso também tornar a alimentação mais líquida e pastosa no período, que leva de uma semana a 10 dias, e evitar alimentos ácidos e duros.
+Leia também: Afta: o que é e como tratar e prevenir esse problema
Tipos de estomatite e sintomas
Existem basicamente dois tipos de estomatite, a herpética e a aftosa. A estomatite aftosa surge em decorrência de uma queda nas defesas do corpo – muitas vezes, devido a tratamentos como a quimioterapia ou em decorrência do estresse.
A estomatite herpética, causada pelo vírus da herpes, é caracterizada por manchas vermelhas na boca e garganta, podendo haver sangramento na gengiva.
Já os sintomas das estomatites incluem:
- Feridas na parte interna da boca
- Inchaços
- Garganta inflamada
- Febre
- Irritabilidade
- Saliva em excesso
- Dificuldade para comer, falar e dormir
- Mal-estar
- Mau hálito