Como conversar com seu filho sobre sexo
Livros ajudam pais a naturalizar o tema e a lidar com dúvidas comuns na infância
“Como os bebês são feitos?”, “O que acontece com o meu corpo na puberdade?”, “Como chamamos isso entre as minhas pernas?” Essas são algumas perguntas que todos os pais, um dia, ouvirão de seus filhos.
“E é importante que eles estejam preparados para respondê-las, pois faz parte da curiosidade natural das crianças”, orienta Luciana Rodrigues Silva, membro da diretoria científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Corpo, Amor e Sexualidade: 120 Perguntas Que Crianças e Adolescentes Fazem aos Pais
Com vasta experiência nos consultórios, a médica resolveu se aventurar na literatura e traduziu o livro Corpo, Amor e Sexualidade: 120 Perguntas Que Crianças e Adolescentes Fazem aos Pais (clique para comprar).
Originalmente publicada na França, a obra é organizada por idade, pode ser lida em família e propicia discussões saudáveis.
+ Leia também: A geração Covid: o impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças
Papo de adulto? Não, de família
Se você se sente desconfortável ao conversar com seu filho sobre sexualidade, primeiro converse consigo.
Saiba que é normal não estar pronto, mas é necessário se preparar para abordar o tema da forma mais empática possível.
“Não podemos adiar uma conversa tão necessária para o desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo das nossas crianças”, escreve o educador Marcos Ribeiro em seu novo livro, Você Conversa Com Seu Filho Sobre Sexo?: Para Famílias Com Criança de 0 a 10 Anos (clique para comprar).
A obra traz reflexões que podem ajudar famílias com crianças de até 10 anos nessa missão.