CONHEÇA OS PROJETOS VENCEDORES
Lançada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA) em 24 de julho de 2022, data em que se comemora o Dia Internacional do Autocuidado, a primeira edição da premiação celebra profissionais, empresas e instituições que fazem diferença no desenvolvimento do conceito de autocuidado.
“Estamos falando de um pilar estratégico do manejo de saúde pública, que buscamos reforçar com a criação do prêmio”, diz Rodrigo Garcia, presidente da ACESSA. O júri responsável pela análise dos trabalhos contou com a participação de referências em diferentes áreas de atuação.
Na categoria Comunicação em Saúde e Autoconhecimento, os votos vieram de Diogo Sponchiato, jornalista, redator-chefe de VEJA SAÚDE; Izabella Camargo, jornalista, apresentadora, palestrante promotora de autocuidado e escritora; e Rogério Malveira Barreto, médico e empreendedor de impacto social na Pulsares, empresa de impacto social focada em letramento em saúde.
Em Estilo de Vida, os trabalhos foram avaliados por Márcio Atalla, formado em educação física e nutrição, consultor de qualidade de vida em empresas, colunista em programas de rádio e jornais; Vinicius Pedote, engenheiro de alimentos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad); e Antonio Herbert Lancha Junior, graduado em educação física e professor titular de nutrição na Universidade de São Paulo (USP).
As iniciativas de Promoção à Saúde, por sua vez, foram analisadas por Renato Kfouri, pediatra, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Jairo Bouer, psiquiatra, trabalha com comunicação com foco em saúde, comportamento e sexualidade; e Maisa Kairalla, geriatra, coordenadora do Ambulatório de Gerontologia da Universidade Federal
de São Paulo (Unifesp).
E para examinar os trabalhos da categoria Uso Racional de MIPs e Outros Produtos, reunimos Gonzalo Vecina,
médico sanitarista e professor da Facul dade de Saúde Pública da USP; Rogério Lopes Júnior, graduado em farmácia industrial e administração de empresas e diretor da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar); e Rafael S. Santana, farmacêutico, professor da Universidade de Brasília (UnB).
Os jurados analisaram dezenas de trabalhos levando em consideração critérios como inovação e capacidade disruptiva, abrangência e aplicabilida de, impacto e relevância e emprego de tecnologia. Numa primeira etapa, foram selecionados os finalistas, que podem ser conhecidos no site premioautocuidadoacessa.com.br.
Por fim, todo o corpo de jurados apontou os quatro grandes vencedores, anunciados em cerimônia realizada no dia 8 de dezembro, em São Paulo, e que você pode conhecer melhor nas próximas páginas. Um brinde a todos os participantes!