Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Falsos plásticos biodegradáveis são vendidos no país

Pesquisa revela que informação contida no rótulo não condiz com o material de que o produto é feito

Por Ingrid Luisa
19 jan 2024, 14h30
plastico-falso-biodegradavel
A maioria dos produtos plásticos que afirmam serem biodegradáveis, na verdade, não são. (Foto: the_burtons e bortonia/Getty Images)
Continua após publicidade

Você já comprou algum alimento ou qualquer outro item um pouco mais caro porque dizia no rótulo que era feito de plástico biodegradável?

Muita gente, sim, e infelizmente está caindo em um golpe. “Não há produtos de plástico que sejam biodegradáveis na maior parte dos supermercados brasileiros”, afirma o biólogo Ítalo Castro, do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp).

Junto à doutoranda Beatriz Barbosa Moreno, o professor visitou 40 estabelecimentos entre São Paulo e Rio de Janeiro e analisou 49 mercadorias que alegavam, na frente da embalagem, serem confeccionadas com material biodegradável — entraram na lista sacolas, copos, pratos e talheres, por exemplo.

Mas, ao apurarem no laboratório os componentes, que apareciam inclusive no verso do rótulo, eles detectaram que todos eram feitos de material sem essa qualidade.

“Mais de 90% alegavam conter um aditivo que estimula a degradação, os oxibiodegradáveis. Porém, a ciência já mostrou que esses componentes não se diluem em ambientes reais”, explica o pesquisador. “E o pior é que eles são grandes geradores de microplásticos, um conteúdo que se fragmenta rápido e prejudica o ambiente.”

Continua após a publicidade

+Leia Também: Com mudanças climáticas, doenças causadas por mosquitos avançam pelo mundo

Não caia nessa

Algumas peculiaridades sobre os autênticos biodegradáveis

Leia o verso
Se estiver diante de produtos feitos de polietileno, polipropileno e poliestireno, saiba que não são biodegradáveis, não importa o que for adicionado.

Repare no preço
Plástico biodegradável existe, mas costuma ser caro e pouco versátil. Assim, está em pouquíssimos itens no mercado. Não se engane e veja o rótulo.

Continua após a publicidade

Recicle mais
Muitas vezes não há uma opção biodegradável viável. Nesse cenário, o melhor a ser feito é comprar o plástico comum e reciclar a embalagem.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.