Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Respirar É Preciso

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do nariz aos pulmões, dos pulmões ao nariz... Percorrendo o sistema respiratório, o pneumologista Elie Fiss, professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, desmistifica tudo que pode tirar nosso fôlego.
Continua após publicidade

Que tosse chata! Qual xarope eu tomo?

Essa não é a melhor pergunta a se fazer quando você está tossindo. Antes de tudo, é preciso investigar a causa da tosse. Pode ser rinite, refluxo, Covid...

Por Elie Fiss
Atualizado em 3 fev 2021, 10h25 - Publicado em 3 jan 2021, 13h27
foto de homem com sintomas de tosse
Sobretudo se for persistente, tosse merece avaliação médica. Causas vão de Covid-19 a refluxo. (Foto: Omar Paixão/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A tosse é um sintoma extremamente comum e talvez o maior motivo de procura por uma consulta médica. Ela incomoda e às vezes dura muito tempo. Nos tempos atuais de pandemia de Covid-19, então, se alguém tosse por perto, as pessoas em volta já ficam assustadas.

Mas por que tossimos? O que está por trás disso? Que remédio se deve tomar?

Para início de conversa, o fato é que até hoje só sabemos uma parte dos mecanismos fisiológicos relacionados à tosse. Sim, por incrível que pareça, não conhecemos tudo a respeito desse sintoma tão comum. Mas podemos classificar a tosse, o que já nos ajuda a identificar causas e tratamentos.

Começamos por perguntar se a tosse é seca ou com catarro, por quanto tempo o indivíduo está tossindo, o que faz melhorar e o que faz piorar a situação. Cada resposta nos leva a dezenas de possibilidades a respeito do que estaria causando o problema.

Temos a tosse aguda, que dura até três semanas, a subaguda, que permanece de três a oito semanas, e a crônica, aquela que ultrapassa as oito semanas. Imagine alguém tossindo por meses. É isso mesmo!

Continua após a publicidade

A causa mais frequente são as doenças das vias aéreas superiores caracterizadas por inflamação, como rinite e sinusite, sem esquecer as infecções agudas — gripe, pneumonia e Covid-19 entre elas.

A tosse crônica, por sua vez, costuma ser provocada por outras condições, como asma, bronquite crônica, tabagismo, refluxo gastroesofágico… Perceba como são problemas tremendamente frequentes. Estresse, tuberculose, alterações nas cordas vocais e doenças crônicas nos pulmões também nos dão motivos para tossir.

Quando botamos na ponta do lápis, temos mais de 800 causas de tosse conhecidas. Daí a necessidade de investigar caso a caso para poder identificar a razão e planejar o tratamento. Ora, é completamente diferente tratar uma asma, uma sinusite ou um refluxo, concorda? Sim, são tratamentos diferentes para o mesmo sintoma.

Continua após a publicidade

Isso posto, faço agora uma colocação que talvez muitos não gostariam de ler: NÃO existe um remédio específico contra tosse. Pelo menos por enquanto… A tosse é um sintoma geral, semelhante ao que vemos com a febre, e, por isso, merece ser apurada sempre.

Inclusive porque, embora remeta a um problema respiratório, às vezes ela é sinal de uma doença em um local mais distante. Recentemente, atendi um paciente que vinha tossindo e teve o diagnóstico de endocardite bacteriana, uma infecção no coração.

Assim, em vez de sair por aí pedindo ou comprando um xarope para tosse, o ideal é marcar uma consulta médica para detectar a causa e tratá-la adequadamente. Lembre-se: a tosse não é uma doença em si, mas um sintoma de algo errado no corpo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.