Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês

Pet Saudável

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Mario Marcondes, veterinário e diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira (SP), traz orientações preciosas para quem ama seus bichos de estimação
Continua após publicidade

Os maiores aliados em tempos de isolamento social pelo coronavírus

São os animais de estimação! Nosso colunista fala dos ganhos com a convivência nesse período e aponta cuidados para que eles não passem nenhum perrengue

Por Dr. Mario Marcondes
Atualizado em 17 abr 2020, 12h43 - Publicado em 28 mar 2020, 09h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muitos já são os estudos que demonstram que a companhia de um pet faz diferença para melhorar sintomas de ansiedade e depressão. Também se observa que o convívio com animais de estimação eleva a qualidade de vida das pessoas mais velhas, especialmente diante da síndrome do ninho vazio, quando os filhos saem de casa.

    E em tempos de coronavírus e isolamento social? Saiba que os bichos ajudam a conservar nossa saúde mental.

    Existem pesquisas mostrando que a convivência com um pet aumenta a concentração, em nosso sangue, de uma substância chamada serotonina, já apelidada de hormônio da felicidade. A presença de um mascote por perto também reduz nossos níveis do hormônio do estresse. Está aí a explicação fisiológica de por que nos sentimos tão bem junto aos nossos pets.

    Desse modo, os animais podem nos auxiliar a enfrentar com menos estresse períodos de quarentena ou distanciamento social, como o que atravessamos no mundo todo. E isso vale sobretudo para os idosos, que, por estarem no grupo de risco para o coronavírus, devem se isolar ainda mais.

    Para que possamos retribuir o carinho e benefício da sua companhia, não podemos nos esquecer dos cuidados com os animais nesse momento. Certifique-se de manter um estoque de ração em quantidade adequada, bem como medicamentos de uso crônico, caso o bicho dependa deles. Manter a vacinação em dia também é importante, porque diminui a necessidade de ter de correr para o veterinário diante de uma infecção inesperada.

    Continua após a publicidade

    Além disso, é bacana oferecer brinquedos e petiscos para divertir o bicho junto à família. E lembre-se de que, ainda que você não possa sair com o pet nas ruas, é possível promover brincadeiras dentro de casa para exercitá-lo. Vale jogar bolinha, correr ao lado dele… Estímulos não faltam.

    Em relação às raças que precisam se deslocar para fazer suas necessidades na rua, saia de casa mas evite aglomerações. Se o dono for idoso, convém ter uma rede de contatos para dar suporte ao animal e passear com ele nesse período. Os passeios, nunca é demais ressaltar, devem ser curtos e em locais com pouca gente.

    Se a sua rotina permitir, aproveite o tempo maior para curtir seu pet. Ele certamente ficará feliz de ficar horas a mais com seus familiares. E a troca de carinho e boa energia vai ajudar a amenizar esse período difícil para todos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.