Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês
Imagem Blog

Pediatria Descomplicada

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Garantir saúde, carinho e bem-estar na infância. Esse é o objetivo de cada linha escrita por Kelly Oliveira, pediatra e consultora internacional de amamentação.

Afirmem seus filhos

Você já olhou nos olhos do seu filho hoje e lembrou a ele quem ele realmente é? Essa é a pergunta que eu gostaria de fazer a você hoje

Por Kelly Oliveira
31 jul 2023, 18h22
criacao-afetiva-pais
Acolher os filhos e amá-los independentemente das circunstâncias é chave para formar caráter (Foto: charlesdeluvio / Unsplash/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Sentada na minha escrivaninha, observo minha filha mais velha, Esther, brincando no jardim lá fora. Enquanto ela corre e ri, uma lembrança volta à minha mente.

Era uma tarde como qualquer outra, e eu estava na cozinha preparando o jantar. Esther, que sempre foi curiosa e cheia de energia, estava brincando na sala. De repente, ouvi o som de vidro se quebrando. Corri para a sala e lá estava Esther, parada em frente a um vaso quebrado, um presente de casamento que guardamos com carinho.

Nossos olhares se cruzaram e pude ver o medo em seus olhos. Ela esperava uma repreensão, talvez até uma punição.

Mas, ao invés disso, ajoelhei-me ao seu lado, respirei fundo e disse: “Esther, sei que você não quebrou o vaso de propósito. Sei que você é cuidadosa e respeitosa. Isso não muda em nada quem você é, filha.”

Lágrimas correram nos olhos dela e, por um instante, nossos olhares se cruzaram profundamente: “Me perdoa mamãe, Não foi por mal…” — sua voz quase sumindo. “Está tudo bem filhinha, era só um vaso.”

Continua após a publicidade

E, de repente, o vaso não era mais tão importante assim.

Afirmando caráter

Naquele momento, eu não estava simplesmente reagindo a um comportamento, estava afirmando sua identidade. E é sobre isso que eu quero conversar com vocês hoje.

Veja bem, uma criança que entende quem é, que tem seu caráter e identidade afirmados por aqueles que ela ama, cresce segura e forte. A segurança não vem do que ela faz, mas de quem ela é.

Continua após a publicidade

Como pais, nós temos uma missão maior do que apenas repreender ou elogiar comportamentos. Temos a tarefa de lembrar nossos filhos de suas verdadeiras identidades.

+ Leia também: Não negligencie a criação dos seus filhos

Uma criança que sabe quem é fará o que é correto, porque isso faz parte dela. É a criança que cresce ouvindo:

Continua após a publicidade

“Filho, filha, eu vejo você. Eu conheço seu coração. Eu sei quem você é. E quem você é está alinhado com os valores que têm sido a base de nossa família. Eu te amo, independentemente das circunstâncias.”

A cada risada, cada expressão de carinho, vejo minhas filhas revelando um pouco mais de quem são: amorosas, inteligentes, capazes, generosas, respeitosas. E meu papel, mais do que qualquer outra coisa, é ajudá-las a entender e aceitar essas verdades sobre elas mesmas.

Este é um lembrete valioso para todos nós, pais. O caráter é mais importante que o comportamento, a identidade é mais importante que uma atitude momentânea.

Continua após a publicidade

Ao afirmar a identidade de nossos filhos, estamos plantando as sementes de um amor que os incentiva a serem melhores, mais fortes, mais virtuosos.

Então, queridos pais, encorajo vocês a passarem um tempo a sós com seus filhos, olhando nos olhos deles e reafirmando sua identidade. Esta é uma das lições mais importantes que podemos ensinar.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.