Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Fim das Dietas

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Antonio Lancha Jr, professor expert em atividade física e nutrição da USP e autor de livros como "O Fim das Dietas", ensina como emagrecer sem cair em promessas furadas
Continua após publicidade

A dieta que funciona

Ganhar peso é o resultado de inúmeras pequenas decisões que tomamos ao longo de um período. E isso deve ser levado em conta se o objetivo é emagrecer

Por Antonio Lancha Jr
10 nov 2022, 09h22
emagrecimento
O acúmulo de escolhas aparentemente inofensivas, como se deliciar com um docinho ao tomar café, podem ter grande influência no ganho de peso. (Foto: Sarah Swinton/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

Nosso estado físico e emocional é a resultante da média do seu comportamento em um dado intervalo de tempo.

Ficou complicado? Então vamos imaginar que você engordou um quilo por mês durante um ano. Aí, no final de dezembro, estará 12 quilos mais pesado certo? Porém, no último mês, você muda sua rotina e emagrece 2 quilos. Finalizaremos o ano, agora, 10 quilos acima do que começamos, certo?

Se a conta é simples, por que tantas vezes, ao vislumbrar o final do ano ou alguma data específica, nos damos conta do quanto nos distanciamos da nossa própria referência?

Isso acontece porque os acúmulos acontecem não por um grande abuso, mas pelas pequenas permissividades de cada dia ao longo desse período.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Quantas vezes deixamos de treinar por estar chovendo e, no mesmo dia, comemos um chocolatinho porque está frio? Viu como foi fácil alargar a sobra?

E quando você tem a oportunidade de gastar mais energia, você aproveita? Ou você procura a vaga mais próxima do elevador do shopping e pega o carro para ir à padaria ou à farmácia que ficam a duas quadras da sua casa?

A frequência que essas coisas acontecem refletirão na sua média e, no fim do dia, emagrecer é, nada mais, nada menos, do que essa simples aritmética.

Pense na sua média e, sempre que possível, aproveite as oportunidades de gastar energia. Ou de deixar de ganhar – que tal abrir mão do petit four que veio de brinde no cafezinho, por exemplo? Lembre-se: você será a média dessas oportunidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.