Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Guenta, Coração

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Médicos, nutricionistas e outros profissionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) explicam as novas (e clássicas) medidas para resguardar o peito
Continua após publicidade

Checkup antes de malhar é questão de bom senso

Especialista defende a necessidade da avaliação médica antes de se começar a prática de exercícios físicos

Por Dr. Daniel Jogaib Daher*
Atualizado em 23 jan 2020, 10h49 - Publicado em 11 mar 2018, 20h46
check-up para fazer academia atividade física
Uma avaliação do médico pode prevenir problemas durante o esporte (Foto: Dercilio/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Embora não seja mais legalmente obrigatório apresentar atestado para se matricular em uma academia, é muito importante procurar um médico antes de começar o treino, contratar um personal trainer ou praticar atividade física por conta própria. Só com a avaliação desse profissional de saúde se pode estabelecer com absoluta segurança se o indivíduo está apto, do ponto de vista cardiovascular e de outras condições de saúde, a fazer esforço, bem como dimensionar a carga de exercícios adequada.

Iniciar atividades físicas depois de um período de sedentarismo implica riscos reais para qualquer pessoa, e eles são proporcionalmente maiores à medida que a idade avança e na presença de um histórico de problemas de saúde. O mesmo alerta vale para os chamados atletas de fim de semana.

A realização de um checkup e a orientação médica prévia permitem diagnosticar com precisão o estado físico e nortear cuidados para se usufruir com segurança e alegria de todos os benefícios reconhecidamente proporcionados da prática regular de exercícios.

Por isso, a nossa recomendação é procurar seu médico de confiança ou um profissional com experiência em medicina do esporte antes de fazer a matrícula ou sair correndo por aí.

Romper com o sedentarismo é um dos principais fatores preventivos contra as doenças cardiovasculares. A atividade física contribui para o combate ao colesterol, ao diabetes, à hipertensão, ao excesso de peso e ao estresse, condições que ameaçam o coração. Além disso, a prática de qualquer exercício ou modalidade esportiva melhora a disposição e ajuda a regular o sono e a alimentação, acarretando muitos ganhos à qualidade de vida.

Continua após a publicidade

No entanto, para que tudo isso se concretize e o resultado saia como esperado, é fundamental consultar o médico antes para saber inclusive se não existem impedimentos ou riscos à saúde. Essa recomendação não vale apenas para os peladeiros do futebol, mas para todos que pretendem iniciar uma rotina de exercícios.

* Dr. Daniel Jogaib Daher é cardiologista e médico do esporte e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.