Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes
Continua após publicidade

Remédio para diabetes pode ajudar no tratamento da Covid-19

Medicamento evitou desfechos mais graves da infecção pelo coronavírus, revela estudo italiano. Nosso colunista contextualiza essa história

Por Carlos Eduardo Barra Couri
Atualizado em 30 set 2020, 17h48 - Publicado em 30 set 2020, 12h06
remédio para diabetes contra coronavírus
Comprimido para controle do diabetes teve efeito positivo em pacientes internados por Covid-19. (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma pesquisa italiana publicada no periódico médico Diabetes Care aponta que a sitagliptina, um remédio prescrito no tratamento do diabetes tipo 2, pode reduzir desfechos graves relacionados à Covid-19.

Trata-se de um estudo observacional e retrospectivo — isto é, que examina um grupo de pessoas tratadas dessa forma — em que foram acompanhados 338 pacientes com diabetes tipo 2 internados por pneumonia causada pelo coronavírus em centros de saúde do norte da Itália. No hospital, todos eles foram submetidos a um protocolo terapêutico padrão com insulina, mas só metade recebeu também a sitagliptina, um comprimido que melhora o controle da glicose e do diabetes tipo 2.

Os pacientes tinham, em média, 69 anos, ou seja, estavam naquele famoso grupo de risco para quadros severos de Covid-19. A turma que utilizou insulina + sitagliptina teve um risco de mortalidade 63% menor do que aqueles que usaram apenas insulina. Além disso, a necessidade de ventilação mecânica (procedimento para lidar com a falta de ar) foi 73% menor entre as pessoas tratadas com sitagliptina. Elas também tiveram alta hospitalar mais precoce.

No estudo, não foram observados efeitos colaterais ligados à medicação, mas, por se tratar de uma evidência preliminar, novas pesquisas devem ser feitas para confirmar o real benefício da sitagliptina em pessoas com diabetes que apresentam infecção pelo coronavírus. O dado, de qualquer forma, é animador. Pesquisas prospectivas, com maior número de pacientes e seguimento mais longo poderão ratificar esses achados iniciais.

Um ponto ainda sem resposta é se a sitagliptina seria útil em indivíduos sem diabetes. O mecanismo pelo qual o remédio é capaz de melhorar os desfechos na Covid-19 ainda não foi completamente elucidado, mas especula-se que a proteção se deve à sua ação anti-inflamatória. Ora, sabemos que nos quadros graves de Covid-19 os pacientes sofrem justamente de uma inflamação exacerbada.

Continua após a publicidade

Compartilhada a descoberta, não custa lembrar que o modo ideal de evitar as complicações e sequelas do coronavírus é prevenindo a infecção. Não importa se você tem ou não diabetes, não se esqueça de higienizar as mãos com frequência, respeitar o distanciamento social e usar máscaras se precisar sair por aí.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.