Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes

100 anos da metformina: um remédio antigo, bom e barato para o diabetes

Comprimido para controlar a glicose é um dos medicamentos mais receitados ainda hoje (e continua tendo um papel a cumprir)

Por Carlos Eduardo Barra Couri
8 dez 2022, 13h02
metformina
Metformina é tomada diariamente e, além do diabetes tipo 2, trata pré-diabetes e ovários policísticos.  (Foto: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A boa e velha metformina está fazendo 100 anos! E essa é mais uma data comemorativa na endocrinologia.

Brinco com meus colegas médicos nos congressos da área: se você fosse paciente, botaria fé num remédio para diabetes que tem uns 100 anos e é fornecido de graça pelo SUS? Provavelmente, não! E ainda julgaria que o doutor está desatualizado e não conhece as novidades no tratamento da doença.

De fato, tivemos inúmeros lançamentos de medicamentos para o diabetes tipo 2 nos últimos anos. Mas as novas classes e princípios ativos não eliminam do jogo um comprimido que conhecemos de longa data e continua tendo um papel a cumprir.

A metformina foi isolada em laboratório por uma dupla de químicos da Irlanda, Werner e Bell, em 1922. A substância foi extraída originalmente de uma planta chamada lilás francês (Galela officinalis).

Os estudos com a molécula evoluíram até termos a versão sintética que as pessoas tomam hoje. E, apesar de ser centenária, ainda estamos aprendendo como ela promove a redução dos níveis de glicose no sangue.

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: O que está mudando no tratamento do diabetes 

Classicamente, o que se sabe é que a metformina ajuda a contornar a resistência à insulina, um problema que faz o açúcar sobrar na circulação. Isso porque ela diminui a produção de glicose pelo fígado e, mais recentemente, descobriu-se que o remédio instiga as mitocôndrias (a usina de energia das células) a gastar mais energia consumindo glicose.

Cientistas já desvendaram também que o fármaco parece modificar a flora intestinal, melhorando indiretamente a resistência à insulina, e induz as células do intestino a captarem mais glicose, fazendo com que ela diminua no sangue. Em suma, ainda há muito a ser decifrado.

Na prática, pessoas com diabetes tipo 2 são orientadas a ingerir a metformina diariamente, independente de terem se alimentado ou não. Alguns pacientes se queixam de diarreia ou mesmo que o comprimido foi expelido nas fezes, o que não significa que o remédio não está agindo no organismo (o princípio ativo pode ser absorvido e o corpo só está descartando os demais componentes do comprimido).

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: Outros artigos do blog O Futuro do Diabetes

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

A metformina pode levar a uma modesta perda de peso, e sabemos que há pessoas sem diabetes usando erroneamente a droga para emagrecer. Digo erroneamente porque o medicamento possui baixa eficácia para essa finalidade (o foco é controlar a glicemia) e existem contraindicações, como presença de insuficiência renal ou hepática. Só dá para utilizar após uma consulta médica.

Fora tratar o diabetes tipo 2, no Brasil a medicação também pode ser indicada para pacientes com pré-diabetes e síndrome dos ovários policísticos.

Continua após a publicidade

Quer uma prova de que a metformina ainda é importante? Todas as sociedades médicas de respeito pelo mundo continuam prescrevendo a substância como um dos pilares do tratamento do diabetes tipo 2 (muitas vezes, ela é associada a outras classes terapêuticas).

Parabéns a esse remédio tão longevo! E que ele continue salvando vidas por muitos e muitos anos!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.