Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

É verdade ou fake news?

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícia falsa faz mal à saúde. Com o apoio de especialistas e da ciência, desconstruímos os mitos que estão sendo curtidos e compartilhados.
Continua após publicidade

Chá de erva doce cura a gripe – é boato

A mensagem de que a bebida teria a mesma substância do tamiflu, um antigripal, espalhou-se pelo WhatsApp. Mentira: essa erva não combate o vírus influenza

Por Da Redação
Atualizado em 6 mar 2020, 18h00 - Publicado em 17 Maio 2018, 17h29
chá de erva doce é bom para gripe
O chá de erva doce é uma delícia... mas não cura gripe, ok? (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade
chá de erva doce contra gripe
Trecho da notícia falsa que anda sendo divulgada por aí. (Foto: André Biernath/SAÚDE é Vital)

Você também recebeu no WhatsApp a história de que o diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo orienta, entre outras coisas, a tomar chá de erva doce para curar a gripe, em especial a provocada pelo vírus H1N1? Segundo a mensagem, ele teria as mesmas substâncias do Tamiflu, um conhecido remédio antiviral que é usado contra o influenza.

O texto vem até com a receita de tomar a bebida de 12 em 12 horas – quem propõe isso é “um” infectologista do Hospital São Domingos. Pois bem: não curta e nem compartilhe, porque é notícia falsa.

Essa balela, aliás, nem é nova. Em 2009, quando sofremos com uma epidemia de gripe provocada eminentemente pelo vírus H1N1, ela já havia sido disseminada. Fake news é assim: vira-e-mexe ela volta (às vezes readaptada) para tentar se aproveitar dos desavisados.

O fato é: o chá de erva doce, por mais saboroso que seja, não possui fosfato de oseltamivir, o princípio ativo do Tamiflu. “Ele não tem nada de antigripal. Não existe nenhum chá comprovadamente eficiente para combater o influenza”, sentencia Nancy Bellei, da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Continua após a publicidade

Os chás em geral podem ajudar o paciente por serem relaxantes e contribuírem para uma hidratação adequada, o que é importante ao lidar com a gripe. No entanto, eles não devem ser vistos como remédios. Quer saber como tratar adequadamente essa infecção? Clique aqui.

Muitas vezes, nós pensamos que uma tática qualquer foi determinante para que, dias depois, a gripe fosse embora. Mas a verdade é que, em boa parte dos casos, o verdadeiro remédio é o tempo.

Ou melhor, ao longo dos dias, o sistema imunológico aprende a lidar com o subtipo do vírus influenza que o está importunando e arma um contra-ataque para expulsá-lo. Na gripe, isso demora de uma a duas semanas, mais ou menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.