Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

Saúde bucal: mercúrio, usado para restaurar cáries, é proibido. E agora?

Especialista aborda as leis e conta o que a pessoa que tem amálgama nos dentes deve fazer

Por Patrícia Almeida, cirurgiã-dentista*
18 ago 2024, 07h00
ilustração de dente no espelho
O buraco deixado pelas cáries precisa ser preenchido depois do tratamento (Ilustração: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Em julho deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), aprovou o Projeto de Lei nº 1475 /2023, banindo o uso de amálgama na odontologia, material que leva mercúrio, prata, estanho e cobre.

A amálgama era muito utilizada para preencher cavidades, como as restaurações de cáries e de dentes fraturados, e para finalizar tratamentos endodônticos, quando você restaura a parte superior do canal do dente. O “dente prateado”, assim chamado por conta da cor do acabamento, se tornou famoso e popular, pois o material era durável e resistente à oxidação.

Em janeiro de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da resolução RDC n° 173, já tinha proibido a fabricação, importação, comercialização e o uso, em serviços de saúde, dos elementos de mercúrio e pó para liga de amálgama na forma não encapsulada.

A proibição é uma forma de diminuir a utilização do mercúrio, metal pesado que pode fazer mal à saúde e ao meio ambiente em sua forma elementar ou orgânica.

Porém, uma publicação, endossada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), argumenta que os níveis do metal liberados na amálgama são baixos e não representam perigo à saúde. De acordo com o estudo, as restaurações deste tipoo não causam envenenamento, intoxicação ou agravos à saúde.

Continua após a publicidade

Eu tenho amálgama nos meus dentes, o que fazer?

Nada. Segundo o Ministério da Saúde, quem já passou pela restauração com o material, não precisa removê-lo, pois não apresenta riscos à boca ou organismo. A amálgama era aplicada no esmalte, com um forramento, para não acontecer o contato com a polpa, que é uma região cheia de vasos sanguíneos.

De qualquer forma, você precisa continuar visitando regularmente o seu dentista para avaliação, prevenção e tratamentos de qualquer condição.

E quem precisar restaurar algum dente agora conta com alternativas à amálgama, entre elas, a resina composta e a porcelana, também usadas na elaboração das lentes/facetas dentais, e até o ouro. Todas são duráveis e resistentes à oxidação.

Continua após a publicidade

Muitos pacientes escolhem as obturações por conta da cor. Geralmente, a branca (da resina ou porcelana) traz mais harmonia estética e tem um custo mais vantajoso. Opções não faltam para quem precisa resolver uma cárie ou outro problema do tipo.

*Patrícia Almeida é cirurgiã-dentista, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Almeida Clinic e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.