Os benefícios do tênis para a terceira idade
Esse esporte pode beneficiar músculos, sistema cardiovascular e até socialização - três pontos especialmente importantes entre os mais velhos
De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas na terceira idade no país aumentou 57,4% em 12 anos. E, à medida que a população envelhece, a importância do exercício físico para a saúde torna-se cada vez maior.
O tênis é uma das atividades indicadas para a terceira idade. Ele proporciona uma série de benefícios físicos, mentais e sociais.
Por exemplo: esse esporte fortalece o sistema cardiovascular, o que reduz o risco de doenças cardíacas. Ele também favorece o ganho de musculatura, algo especialmente importante nessa fase da vida.
+Leia também: Faça um esporte e envelheça bem melhor
Já a estratégia por trás do tênis e a necessidade de raciocínio rápido ajudam a manter a mente ativa e evitar o declínio cognitivo. Reforço: essa prática aprimora a concentração, tomada de decisões rápidas e a coordenação motora.
Além disso, participar de partidas proporciona oportunidades para socialização, o que afasta a solidão e contribui para o bem-estar. Claro que alguns ajustes e adaptações podem ser necessários – é importante ter o acompanhamento de profissionais –, mas não há porque temer o tênis nessa fase da vida.
Muito pelo contrário, considerando o envelhecimento da população, apostar nessa modalidade pode ser uma estratégia valiosa para promover um estilo de vida ativo, saudável e socialmente integrado.
*Paolo Sciavicco é formado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), com especialização em cirurgia geral e endoscopia, e franqueado da Fast Tennis, uma rede de academias de tênis