Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

O protetor solar certo para o seu tipo de pele

Dermatologista esclarece como o chamado fototipo influencia a escolha do filtro solar

Por Maria Eduarda Pires, dermatologista*
24 abr 2022, 10h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pele é o maior órgão do corpo e frequentemente o mais negligenciado quando o assunto é saúde, mesmo sendo nossa primeira linha de defesa contra os efeitos negativos de poluentes, radiação ultravioleta (UV) e outros fatores ambientais.

    A pele também tem particularidades que variam de pessoa para pessoa. Sua cor está relacionada à pigmentação constitutiva (aquela herdada geneticamente) e a facultativa (resultado da exposição solar). Ela é um dos elementos que constituem o que chamamos de fototipo.

    BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

    DISTRIBUÍDO POR

    Consulte remédios com os melhores preços

    Favor usar palavras com mais de dois caracteres
    DISTRIBUÍDO POR

    Trata-se de uma escala numérica que define como a pele reage quando se expõe ao sol e nos ajuda a definir a melhor forma de proteção contra os raios UV, evitando, assim, vermelhidão, queimadura, envelhecimento precoce e doenças como câncer.

    Existem pelo menos seis fototipos. Os tipos I e II caracterizam por peles de tonalidades muito claras, que possuem alta sensibilidade e sofrem queimaduras solares rapidamente. Por isso, os produtos mais indicados são os protetores solares acima de 50 FPS.

    Continua após a publicidade

    Para aqueles de fototipo III, que possuem a pele clara e pouco morena, filtros solares com FPS acima de 30 funcionam, pois indivíduos com essa tonalidade bronzeiam mais facilmente e não são tão sensíveis ao sol. Ainda assim, podem sofrer queimaduras.

    + LEIA TAMBÉM: Novas evidências científicas para cuidar da pele

    Os que possuem fototipos IV e V se caracterizam como aqueles de pele morena que apresentam um pouco mais de resistência à exposição aos raios UV e bronzeiam-se com facilidade. Fatores de proteção solar mais baixos podem ser usados nesses casos.

    E, por fim, para aqueles de fototipo VI, que têm a pele negra e não se queimam com facilidade, indica-se o uso de proteção solar, mesmo o de fator mais baixo.

    Continua após a publicidade

    Principalmente para as pessoas com fototipos mais baixos, é recomendável buscar produtos com proteção contra os raios UVA, o principal responsável pelo envelhecimento e problemas dermatológicos.

    Compartilhe essa matéria via:

    Quanto menor for o fototipo, mais atenção com o sol a pele necessita. No entanto, o filtro solar segue indispensável para todos os tipos de pele. Deve estar presente em nossa rotina de cuidados diários, uma vez que os raios UVA incidem o ano inteiro e independentemente do clima.

    Continua após a publicidade

    Fora isso, oriento a não se expor de maneira prolongada e intensa ao sol, uma atitude perigosa para a saúde cutânea. Esse é um recado que vale para todos os fototipos.

    * Maria Eduarda Pires é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.