Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Informação é chave para prevenir câncer de cabeça e pescoço

Para encerrar o Julho Verde, mês de conscientização sobre a doença, conheça os avanços e desafios em políticas públicas para diagnóstico e tratamento

Por Melissa Medeiros, sobrevivente de câncer de laringe*
31 jul 2024, 10h30
câncer de cabeça e pescoço
Tumores de cabeça e pescoço também estão relacionados a tabagismo, abuso de álcool e infecções pelo HPV.  (Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza em 2024 a 8ª edição da campanha de conscientização sobre a doença. O mote deste ano é: “Vejo flores em você! Não permita que tumores brotem”.

A mensagem lúdica coloca o autocuidado e a prevenção como o solo fértil onde as flores da saúde crescem, cultivadas pela adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos regulares.

A prevenção é a principal aliada para essa virada de chave. Devemos esclarecer que o diagnóstico precoce salva vidas e que estas doenças, que atingem áreas como boca, língua, céu da boca, laringe, faringe e tireoide, podem ser curadas se detectadas na fase inicial.

Falo, aqui, de tumores que correspondem a quase 7% de todos os tipos de câncer registrados no Brasil. São cerca de 40 mil novos casos e 10 mil óbitos por ano aqui no país. Além das mortes, muitos dos sobreviventes enfrentam perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento.

+ Leia também: O autocuidado na proteção contra o câncer de cabeça e pescoço

Continua após a publicidade

Este é um assunto grave e urgente. O reconhecimento das necessidades destes pacientes faz com que a ACBG Brasil trabalhe, desde 2015, na construção de políticas públicas para que esses números diminuam, e para que aqueles que forem diagnosticados sejam dignamente tratados.

Ações pelo Brasil

Além de informar a população para a prevenção e diagnóstico precoce, temos atuado fortemente em ações de advocacy. E podemos destacar conquistas relevantes em todas as regiões brasileiras.

A começar pelo projeto de lei sancionado em 2022, a pedido da ACBG Brasil, que institui o Julho Verde como mês de conscientização sobre o problema, dando mais visibilidade à causa e reforçando o dia 27/07 como data nacional e mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Continua após a publicidade

Outro exemplo importante: em Santa Catarina, ao lado da Secretaria do Estado de Saúde, conquistamos a implementação de uma nova política de saúde pública, que assegura a reabilitação de todos os indivíduos laringectomizados e traqueostomizados do estado.

Nacionalmente, asseguramos a inclusão da laringe eletrônica no Sistema Único de Saúde (SUS), equipamento que possibilita um tipo de recuperação vocal rápida, já no pós-operatório imediato do câncer de laringe.

De forma pioneira, a ACBG Brasil reuniu 19 sociedades médicas e não-médicas para atualizar as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Câncer de Cabeça e Pescoço, que hoje estão em fase final de avaliação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Continua após a publicidade

Este é um documento que permite que o indivíduo tenha o melhor tratamento possível pelo SUS. Entretanto, sua primeira versão não foi escrita por especialistas no assunto, por isso não contemplava todas as necessidades e urgências da população.

Esse processo não é rápido e nem simples. Atualmente, está em tramitação, com previsão de consulta pública ainda neste ano. É preciso seguir fiscalizando para garantir que sua implementação o quanto antes.

Da mesma forma, seguiremos atentos à implantação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no sistema público de saúde. Aprovada e sancionada no fim do ano passado, a lei ainda necessita de uma regulamentação para sair efetivamente do papel.

Continua após a publicidade

* Melissa Medeiros é fundadora e presidente voluntária da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG Brasil, sobrevivente de câncer de laringe, laringectomizada total e traqueostomizada definitiva

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.