Você sabe usar a sua farmácia? Aliás, você tem uma farmácia de escolha?
Parece que não, mas essa é uma escolha nem sempre tão óbvia. Primeiro porque o nosso país superou a marca das 90 000 espalhadas por todo o território nacional.
Verdade seja dita, com uma concentração maior nos grandes centros, mas a cobertura nos municípios pequenos vem crescendo com o tempo.
Mas não é só pelo volume expressivo de opções que nossa escolha pode se tornar mais complexa. A competitividade observada nesse setor vem se elevando e a atenção dispensada ao cliente pelos profissionais que ali trabalham vêm ganhando destaque.
O preço praticado e bons descontos servem em boa medida para atrair interessados. Prover uma boa oferta de diversos produtos também, incluindo aí medicamentos e produtos de todos os tipos – sob prescrição médica, isentos de prescrição médica, suplementos, dermocosméticos… Mas não só!
É importante nos atentarmos cada vez mais para o fato de que a farmácia está em transformação, passando a ser um ponto de referência dentro do sistema de saúde.
E isso não é futuro, é para já!
Senão, vejamos: hoje você já encontra nesses estabelecimentos o profissional de farmácia, alguém com conhecimento técnico e capacitado a transmitir uma série de informações sobre o tratamento prescrito pelo médico ou mesmo tirar dúvidas para o uso de um MIP (medicamento isento de prescrição) ou de um suplemento probiótico, por exemplo.
Isso sem citar a “atenção farmacêutica”, já disponível. Mas está por vir o aumento de testes possíveis de serem realizados nas farmácias, medida recentemente aprovada pela autoridade regulatória e que tem bom potencial de ampliar o acesso aos exames para a população.
Outro destaque que vem ganhando vulto é o aumento importante no processo de vacinação, com uma série de imunizantes agora fornecidos e aplicados nas drogarias.
BUSCA DE MEDICAMENTOS
Consulte remédios com os melhores preços
Além das mais de 90.000 farmácias físicas, as redes também estão cada vez mais digitais, crescendo em sua maturidade nas relações com seus clientes, oferecendo cada vez mais conveniência e serviços.
Mas e nós? Sabemos como extrair de uma farmácia o seu melhor para nos apoiar em nossa jornada pela manutenção da saúde?
Notadamente, esses estabelecimentos estão se preparando para nos atender… No entanto, acredito que nossa relação com a farmácia precisa ir além da simples compra, evoluindo para uma relação mais próxima e colaborativa.
Fica uma reflexão sobre nossas escolhas na busca pela saúde plena. E, nesse quesito, me parece que a farmácia vem se capacitando para estar ao lado de seus clientes, auxiliando-os nessa jornada imprescindível aos brasileiros.
* Cesar Bentim é publicitário e profissional de marketing, consultor e empreendedor no segmento de saúde e fundador da consultoria Artegist Healthcare Consulting, com sede em São Paulo e filial em Lisboa