Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Dieta balanceada restaura saúde intestinal e ajuda a tratar a pele

Duas médicas contam como mudanças na alimentação são importantes para minimizar a inflamação na pele e combater doenças como a psoríase

Por Marcella Garcez, nutróloga, e Letícia Bertolini, dermatologista*
22 jul 2021, 10h12
foto de pele inflamada nas costas de uma mulher
Pesquisa americana indica que consumo elevado de açúcar e gordura propicia inflamação na pele.  (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

O segredo para uma pele mais saudável pode residir nos micro-organismos que moram em nosso intestino. É isso que corrobora um estudo da Universidade da Califórnia publicado no Journal of Investigative Dermatology.

O trabalho americano descobriu que uma dieta rica em açúcar e gordura leva a um desequilíbrio na microbiota intestinal que contribui para doenças inflamatórias da pele, como a psoríase. Ao mesmo tempo, sugere que uma alimentação balanceada e sem excessos ajuda a restaurar a saúde intestinal e a suprimir a inflamação na pele.

Pesquisas anteriores já demonstraram que a dieta ocidental, caracterizada pelo alto teor de açúcar e gordura, pode causar inflamação significativa na pele e crises de psoríase, piora da acne, dermatites e a aceleração do envelhecimento cutâneo. Apesar de contarmos com medicamentos efetivos para essas condições, mudanças simples na alimentação já surtem efeitos significativos em problemas como a psoríase.

A psoríase é uma doença “teimosa” causada por alterações no sistema imunológico. Em resumo, as células de defesa passam a atacar por engano a pele, provocando inflamação, formação de escamas e manchas vermelhas que coçam. Até 30% dos pacientes com psoríase também têm artrite psoriática, um quadro que afeta as articulações e leva a sintomas como inchaço nos dedos das mãos e dos pés, dor nas juntas, fadiga e alterações nas unhas.

A dieta é um dos principais fatores modificáveis que regulam a microbiota intestinal. Sabemos que a perturbação do equilíbrio microbiano (conhecida como disbiose) ocorre no curto prazo e desencadeia processos inflamatórios não restritos ao ambiente intestinal. Os pesquisadores americanos identificaram que esse processo aumenta a suscetibilidade à inflamação da pele, como na psoríase. Uma das situações capazes de romper esse equilíbrio na microbiota é justamente o estilo de dieta ocidental.

Continua após a publicidade

Mas, afinal, o dano causado por uma alimentação pouco saudável é reversível? O novo estudo mostrou melhora na inflamação da pele após a mudança para uma dieta mais equilibrada. Isso indica um impacto relativamente rápido na pele, revertendo parcialmente os efeitos pró-inflamatórios da alteração na microbiota intestinal causada pela dieta rica em açúcar e gordura.

Com essas informações em mente, devemos evitar excessos de açúcar e gordura de má qualidade e melhorar a ingestão de fibras pensando na prevenção de muitas doenças e nos benefícios à pele. Assim, além das visitas ao dermatologista, é mais que bem-vindo um cuidado profissional com a alimentação para ajustar o cardápio e sentir os reflexos disso pelo corpo inteiro, inclusive na pele.

* Marcella Garcez é nutróloga, diretora e docente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e pesquisadora do Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo; 

Letícia Bortolini é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e diretora da clínica Enlapy, em Cuiabá (MT)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.