Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Como escolher entre enfermeiro e cuidador?

Ambos desempenham papéis valiosos, mas suas habilidades variam. Entenda os fatores que devem pesar na decisão

Por José Eduardo Loureiro, enfermeiro*
14 jul 2024, 07h00
enfermeiro-ou-cuidador
Profissionais têm se especializado nos cuidados domésticos de idosos e portadores de doenças crônicas (Foto: Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 65 anos cresceu 57,4% em 12 anos. O envelhecimento da população aquece o mercado de cuidadores e enfermeiros. Isso porque, com o avançar da idade, é preciso muitas vezes lançar mão de cuidados específicos em ambientes domiciliares.

Frente a essa necessidade, é comum haver dúvidas sobre qual profissional contratar. Tanto o enfermeiro quanto o cuidador desempenham funções importantes, mas suas habilidades variam. E esse é o ponto principal para decidir qual dos dois melhor atende a cada paciente.

Os dois são o elo entre a pessoa que necessita de cuidados, a família e a equipe de saúde. A principal diferença está relacionado ao nível de formação e atividades que cada um pode exercer. Enquanto o cuidador está ligado a atividades básicas, como cuidados de higiene e alimentação, o enfermeiro atua de forma mais profunda em tratamentos de saúde.

+ Leia tambémQuando o cuidador também é idoso, quem cuida de quem?

Para escolher bem, leve em conta as condição de saúde, nível de independência e cuidados médicos requeridos do paciente. Também vale conversar com o médico da pessoa que será assistida para saber quais tipos de cuidados serão necessários.

Continua após a publicidade

Com estas informações, é possível contar com o serviço de uma agência de intermediação de mão de obra, que faz a seleção de acordo com o que cada pessoa precisa, prepara a documentação necessária, verifica as qualificações e experiências dos candidatos e assegura a compatibilidade entre as demandas.

Escolher quem será o responsável por assistir o idoso traz muita responsabilidade, mas um profissional qualificado e adequado pode proporcionar qualidade de vida e bem-estar a toda a família.

*José Eduardo Loureiro, franqueado da Padrão Enfermagem

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.