6 dicas para evitar intoxicação alimentar na praia
O calor traz desafios adicionais para quem leva a comida até a areia. Saiba como se proteger de problemas!
Ir à praia é um dos grandes prazeres dos dias ensolarados. Naturalmente, a comida é parte dessa experiência, mas é importante garantir a segurança alimentar para evitar problemas de saúde. Para ajudar a evitar contaminações e intoxicações alimentares, aqui estão algumas dicas:
1) Mantenha a comida em temperatura adequada
Uma das maiores preocupações na praia é a temperatura. O calor pode acelerar a multiplicação de bactérias nos alimentos, aumentando o risco de intoxicação alimentar.
Sabendo disso, é importante manter alimentos perecíveis, como carnes, laticínios e saladas, bem refrigerados até a hora de consumi-los.
+Leia também: Sol e praia podem favorecer quadros agudos de diarreia; saiba como evitar
2) Utilize recipientes herméticos para armazenar a comida
Estou me referindo a caixas térmicas, recipientes com tampas bem ajustadas ou sacos para congelar selados. Isso não apenas ajuda a manter a temperatura, como evita a contaminação cruzada entre os alimentos.
3) Lave as mãos adequadamente
Leve sabonete líquido e água limpa em um frasco e use-os para lavar as mãos antes de tocar na comida. Se não houver acesso a água corrente, uma alternativa é levar lenços umedecidos para higienização das mãos.
BUSCA DE MEDICAMENTOS
Consulte remédios com os melhores preços
4) Embale os utensílios corretamente
Se o planejamento consiste em fazer um churrasco ou preparar alimentos na praia, embale os utensílios de cozinha adequadamente.
Lembre-se de que os utensílios que entram em contato com carne crua devem ser mantidos separados dos que tocam em alimentos prontos para consumo.
5) Evite alimentos suscetíveis a estragar
Alguns itens são mais propensos a estragar em temperaturas quentes, como ovos crus, maionese e molhos com derivados do leite.
A menos que tenha certeza de que pode mantê-los em temperaturas adequadas, é melhor evitar.
6) Maneire no álcool
Se for consumir bebidas alcoólicas na praia, intercale os goles com bastante água. Isso ajuda a evitar a desidratação, especialmente em dias quentes e ensolarados.
+Leia também: O que é a febre amarela e quem deve se vacinar contra ela?
Sinais de intoxicação alimentar
Mesmo com todos os cuidados, é importante estar ciente dos sinais de intoxicação alimentar. Se alguém que compartilhou a refeição começar a sofrer com náuseas, vômitos, diarreia, febre ou dores abdominais, procure atendimento médico imediatamente.
Seguir essas dicas simples de segurança alimentar pode garantir que seu dia na praia seja seguro e livre de preocupações.
*Thais Mussi é endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia