Torção de testículo: tudo que você precisa saber sobre o problema
A maioria das pessoas não sabe, mas o testículo pode sofrer uma torção espontânea — e trata-se de uma urgência médica

Quando pensamos em dor nos testículos, a primeira coisa que vem à cabeça normalmente é o resultado de uma pancada, como num esporte de contato ou uma bolada num jogo de futebol.
Porém, existe uma causa para dor testicular menos comum e que acontece espontaneamente, ou seja, sem ser precedida por qualquer impacto local. Estamos falando da torção testicular, condição caracterizada por uma dor intensa e aguda, que requer tratamento o mais breve possível.
A torção está relacionada com um deslocamento do testículo. Os homens não percebem, mas o órgão faz um movimento de sobe e desce ao longo do dia, em geral subindo quando a temperatura esfria e descendo quando aquece.
Numa dessas movimentações, e principalmente quando existe uma anatomia desfavorável, o testículo pode sofrer uma torção sobre seu próprio eixo. Quando isso acontece, o fluxo sanguíneo pelos vasos do cordão testicular fica interrompido, e temos como consequência uma dor muito forte.
O maior problema é que essa situação de ausência de fluxo sanguíneo, se não tratada rapidamente, pode levar a isquemia e necrose do órgão.
A torção acontece preferencialmente em crianças e adolescentes, mas não é impossível de ocorrer em idade adulta.
+Leia também: Orquite: quais são os sintomas da inflamação dos testículos?
Diagnóstico e tratamento
Para o diagnóstico conclusivo, pode ser feito um ultrassom, porém, se esse recurso não estiver disponível, indica-se aplicar um escore clínico apenas com o exame físico chamado Twist. Com essa ferramenta, muitas vezes é possível detectar o problema.
Quando o tratamento demora mais do que 6 ou 8 horas, aumentam as chances de complicações, como alterações de fertilidade ou mesmo a perda do órgão. Por isso é importante não perder tempo.
O tratamento consiste numa cirurgia de exploração do testículo, em que o cirurgião destorce o órgão e realiza sua fixação com pontos internos, um procedimento chamado de orquidopexia. É indicado também fixar o testículo do outro lado na mesma ocasião, para garantir que a torção não volte a acontecer.
Portanto, a principal mensagem é para homens jovens, ou para quem tem filhos do sexo masculino. Se tiver uma dor testicular súbita, procure um pronto socorro com urgência.
+Leia também: Testículos: o manual do proprietário