Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Chegue Bem

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Você pode (ou melhor, deve) se preparar para um envelhecimento saudável. A geriatra Maisa Kairalla, da Universidade Federal de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ensina como
Continua após publicidade

Um ciclo se fecha para outro começar

O início do ano é uma oportunidade para pensar sobre o envelhecimento saudável e estruturar metas para isso - além de valorizar a saúde mental

Por Maisa Kairalla
2 fev 2024, 18h19
programar-envelhecimento
Programar a vida para ter um envelhecimento saudável ajuda a alcançar maior qualidade de vida. (Foto: JESHOOTS.COM/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

O novo ciclo de 2024 já se iniciou. Esta é mais uma oportunidade para você se dedicar a ter uma vida e um envelhecimento mais saudável.

É uma chance de colocar planos em ação e definir novas metas. Também é importante praticar o autoconhecimento, realizando perguntas a si mesmo, como: “Estou feliz atualmente?” ou “O que está me atrapalhando e o que posso fazer para mudar?”. 

Ao encerrar um ciclo e iniciar outro, podemos fazer um exercício com nossa mente, relembrando tudo que aconteceu ao longo do ano que passou. Assim, fica mais fácil entender o que você conseguiu realizar e o que ficou para o novo ano

Lembre-se: pequenas conquistas contam! Anote também tudo que você ainda quer e quando acha que esses objetivos serão alcançados. 

+Leia também: Gerascofobia: o medo de envelhecer que atinge os jovens

Além desses exercícios, recomendo praticar o mindfulness para ter um ano mais leve e centrado. Trata-se de uma técnica de meditação que ajuda a ganhar consciência sobre si mesmo e o momento presente, trazendo sensação de equilíbrio e bem-estar. 

Continua após a publicidade

Ela também reduz estresse e ansiedade, melhora o foco, diminui a insônia e aumenta a capacidade de memória. Algumas dicas para praticar o mindfulness são:

  1. Procure um local calmo – de preferência, onde possa ficar sozinho
  2. Sente-se em uma cadeira e mantenha o corpo com a postura adequada
  3. Feche os olhos e preste atenção em sua respiração 

Nesse momento, você se torna consciente do seu corpo e da sua respiração, uma função que executamos o tempo inteiro sem prestar atenção. Se você não gosta de fechar os olhos nesses momentos, há outra forma de praticar mindfulness. Veja:

Continua após a publicidade

  1. Procure um local calmo, de preferência em que esteja sozinho
  2. Mantenha-se em uma posição confortável, seja em pé, sentado ou deitado
  3. Foque em algum objeto, o que mais achar interessante
  4. Mantenha atenção plena sobre o objeto, analisando cada detalhe, como cores, formas e texturas

Dessa forma, é possível trazer uma boa consciência para o presente.

Com esses pensamentos e exercícios, fica mais fácil imaginar como você quer que seja esse novo ciclo, que pode ser uma oportunidade para novos hobbies, conhecer novos lugares e pessoas, cuidar da sua saúde física e mental, entre outras coisas. 

Continua após a publicidade

Aliás, ao falarmos em saúde mental, um ponto importante é gerenciar emoções, bem como lidar com situações desafiadoras ou frustrantes. Para isso, precisamos ter uma boa organização e plenitude em nossas mentes. 

Por isso, procure refletir sobre si mesmo e veja como este caminho pode ajudar você a chegar bem à velhice, com menos estresse e preocupações! 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.