Nova pesquisa dá esperança para novos tratamentos contra o Alzheimer
Pesquisadores descobriram mecanismo que ajuda a explicar a morte de neurônios que acontece nessa demência - o que pode abrir portas para novos remédios
Já se perguntou por que e como os neurônios morrem em pessoas que possuem a doença de Alzheimer? Recentemente, pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Demência do Reino Unido, nas universidades College London e KU Leuven, na Bélgica, foram atrás da resposta – um ponto importante na busca pela cura.
Após análises, foi descoberto que os neurônios provocam sua própria morte a partir da produção de uma molécula batizada de MEG3.
Logo, se for possível bloquear a MEG3 e adiar a morte dessas células cerebrais, há esperança para a criação de novos tratamentos contra o Alzheimer.
+Leia também: A corrida por remédios contra o Alzheimer
Mesmo que seja uma chance pequena, é revigorante ler pesquisas que procuram encontrar formas de entregar aos pacientes uma nova chance de preservar a qualidade de vida por mais tempo.
O Alzheimer é o tipo de demência mais comum. São mais de 9,9 milhões de novos casos por ano, o que equivale a uma pessoa diagnosticada a cada 3,2 segundos, conforme os dados da Alzheimer’s Disease International.
Hoje, há 50 milhões de pessoas com essa demência, e a expectativa é que esse número alcance os 152 milhões em 2050. A maior parte da população afetada tem 65 anos ou mais.
Mas, para além dos números, o Alzheimer pode ser cruel. Tanto a pessoa com a doença quanto seus cuidadores passam a apresentar uma avalanche de sentimentos, como confusão, medo, tristeza, preocupação e ansiedade.
No entanto, precisamos ser muito fortes e nos lembrar que o paciente está doente – isso tudo faz parte do quadro clínico.
Em momentos de crise, procure manter a calma, compreender, ouvir de novo e explicar com naturalidade, sempre evitando frisar que a pessoa com Alzheimer já falou a mesma coisa em outro momento. Ao agir com amor e respeito, você transmite mais segurança, ao invés de preocupações e tristeza.