Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Um jeito de editar o DNA

Técnica revoluciona a forma de alterar os genes e corrigir defeitos que levam a doenças

Por André Biernath
Atualizado em 7 ago 2017, 10h42 - Publicado em 17 mar 2016, 14h55
Divulgação
Divulgação (/)
Continua após publicidade

A prestigiada revista americana Science faz, todo ano, a eleição dos maiores avanços científicos do período. Em 2015, o primeiro lugar ficou com o CRISPR-Cas9, um sistema de edição do DNA desenvolvido pela bioquímica Jennifer Doudna, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e pela bióloga Emmanuelle Charpentier, do Instituto Max Planck, na Alemanha. A dupla descobriu uma maneira de alterar os genes de qualquer organismo com uma precisão nunca antes imaginada. “Tudo começou com a observação do sistema de defesa das bactérias”, conta o biólogo José Ernesto Belizário, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Esses micro-organismos guardam trechos de DNA de alguns vírus para evitar novas infecções no futuro (sim, vírus atacam bactérias). Esse mecanismo é dividido em duas partes: o Cas9, uma molécula capaz de picotar trechos de DNA viral, e o CRISPR, uma biblioteca de genes que serve de guia para esses cortes. O trabalho das cientistas foi transpor esse mesmo princípio para plantas, animais e humanos. Com outros pedacinhos de DNA, é possível realizar mudanças em sequências do genoma e isso abre a possibilidade de eliminar doenças originárias de erros genéticos.

Reparos no genoma

Além de cortar pedaços específicos de DNA, é possível inserir outros trechos genéticos na mesma região. Isso permitiria consertar falhas no genoma relacionadas a doenças graves. A técnica ainda abre portas para a criação de plantas resistentes a pragas e animais com atributos especiais. Todas essas possibilidades são testadas atualmente em laboratórios.

Veja abaixo o vídeo produzido pela revista Science com todos os detalhes de como funciona esse jeito de editar o DNA:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.