Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Será que precisamos tomar banho todo dia?

Estudiosos americanos sugerem que não. Segundo eles, a limpeza diária seria até prejudicial. Investigamos essa história

Por Thaís Manarini
Atualizado em 11 dez 2019, 18h41 - Publicado em 28 abr 2018, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já pensou em passar um dia sem banho? Pois, para alguns especialistas, essa é uma atitude saudável. Isso porque o excesso de chuveiradas reduziria a hidratação da pele, deixando-a mais seca e rachada. Essa situação facilitaria, então, a entrada de germes no corpo.

    Em entrevista ao site britânico Daily Mail, a pesquisadora Elaine Larson, expert em doenças infecciosas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, frisou que as pessoas investem na limpeza diária por acreditarem que isso reduz o risco de doenças. Porém, na verdade, o hábito não faria muito mais do que remover o odor.

    Mas, antes de fazer greve de banho, cabe conhecer algumas ponderações. “Particularmente no Brasil, que é um país tropical, quente e úmido, considero saudável tomar até dois banhos por dia”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo. Segundo ela, axilas, genitais e pés devem, sim, ser higienizados diariamente, já que são áreas com glândulas de cheiro.

    Agora, não precisa ficar ensaboando o corpo inteiro. De acordo com Ana, o sabão remove o manto hidrolipídico da pele (composto por água e gordura), uma barreira protetora.

    “Locais como braços e pernas não precisam de sabonete em todo banho”, exemplifica. Óleos limpantes, compostos com uma pequena quantidade de sabão, já dão conta do recado.

    Continua após a publicidade

    Após sair do chuveiro, a recomendação é utilizar hidratante nas pernas, nos pés e nos braços. “Ao longo da vida, nossa pele vai ficando mais seca. E isso gera coceira, além de contribuir para o surgimento de dermatites”, explica Ana.

    O banho continua necessário, viu? Até porque ele faz mais do que limpar: traz calma e conforto. “Só que, além de morno, deve ser rápido. Devemos ter consciência ambiental e poupar a água”, reflete Ana.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.