Salame, amendoim e azeitona preta: qual desses petiscos é mais saudável?
Apesar de deliciosos, é preciso moderação ao consumir qualquer um desses alimentos. Conheça os benefícios - e os pontos de atenção - de cada um.
O salame é cheio de gordura e sódio, o amendoim é calórico e a azeitona é pobre em proteína.
Foto: Alex Silva
Os três petiscos empatam quando se avalia a capacidade de nos fazer salivar. Mas, do ponto de vista nutricional, a coisa não é bem assim. É que apesar de o salame sair campeão, ele vai muito mal nos quesitos gordura e sódio, que devem ser consumidos com bastante moderação. O amendoim também merece um olhar atento. “Ele carrega mais calorias, só que apresenta menor teor de sódio e uma boa quantidade de proteína”, avalia Nairana Borim, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. “Além disso, a gordura dessa oleaginosa é do tipo monoinsaturada, que ajuda a controlar o colesterol“, completa. Já a azeitona tem muito sal e pouca proteína, o que não contribui para a saciedade. No final das contas, o recado é maneirar. Escolha o seu petisco favorito e consuma até 30 gramas – o que corresponde a cinco fatias de salame, um punhado de amendoim ou oito azeitonas.
Veja a comparação de 100 gramas desses alimentos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp):
1. Energia
Azeitona – 194 cal
Salame – 398 cal
Amendoim – 606 cal
2. Carboidratos
Salame – 2,9 g
Azeitona – 5,5 g
Amendoim – 18,7 g
3. Proteínas
Salame – 25,8 g
Amendoim – 22,5 g
Azeitona – 1,2 g
4. Lipídios
Azeitona – 20,3 g
Salame – 30,6 g
Amendoim – 54 g
5. Sódio
Amendoim – 376 mg
Azeitona – 1 567 mg
Salame – 1 574 mg
6. Potássio
Salame – 548 mg
Amendoim – 496 mg
Azeitona – 79 mg
Placar SAÚDE
Salame 3 x Azeitona preta 2 x Amendoim 1