Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual a relação entre hipertensão e diabetes?

As duas doenças se associam para prejudicar os vasos

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 25 abr 2018, 19h28 - Publicado em 3 jul 2016, 10h00
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

A bem da verdade, até dá pra dizer que o diabetes colabora para a pressão alta se instaurar. A resistência à insulina, condição típica do diabético tipo 2, é uma falha no organismo que dificulta o acesso das células à glicose circulante. Aí um monte de açúcar fica sobrando no sangue. Esse fenômeno contribui para as artérias se enrijecerem, o que está por trás do aumento da pressão.

Tem outro mecanismo perigoso nessa história. Quando há glicose demais dando sopa, o pâncreas entende que precisa trabalhar dobrado para reduzir a presença dessas moléculas na circulação. Para isso, manda ver na produção de insulina. Essa carga pesada de hormônio desanda o trabalho do sistema nervoso simpático, destrambelhando batimentos cardíacos e estimulando a contração exagerada dos vasos. De novo a hipertensão sai ganhando.

Leia mais: Diabetes antecipa um infarto em 15 anos

Diante do maior risco de sofrer infarto ou AVC, os diabéticos são orientados a redobrar os cuidados com a pressão – é ainda mais importante que eles não ultrapassem os 14 por 9.

Para ajudar na tarefa, nutricionistas pedem atenção extra dessa turma, insistindo para economizar não só na ingestão de doce mas também na de sódio. Lembrando que o mineral está presente, por exemplo, em biscoitos recheados e no refrigerante zero. Ou seja, não dá para se fiar apenas no conselho de olhar a carga de açúcar ou carboidrato na embalagem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.