São muitas as formas de acabar de vez com a má vontade em relação aos pratos feitos com adoçantes. Mas não vá se empolgar e preparar várias receitas de uma só vez. Porque aqui vai a primeira dica: as sobremesas diet devem ser consumidas em no máximo três dias. O gosto dos adoçantes muda depois desse prazo e, sem açúcar de verdade, o doce pode até mofar depressa.
Se for o caso de ir para o fogo, compre um adoçante adequado. Outro truque da culinária diet é juntar umas gotas de essência de baunilha às receitas. Isso disfarça o gosto meio amargo que às vezes surge no finalzinho das colheradas. Vale ainda incluir suco de laranja ou limão sempre que possível. É que nossas papilas gustativas são mais sensíveis aos sabores ácidos. Assim, o toque dessas frutas sobressai ao dos edulcorantes. Uma pitada de sal também tem o dom de aplacar o tal sabor residual, mas faça isso com todo o cuidado do mundo, sem exagero. De que adianta um doce mais gostoso se for à custa de elevar a pressão arterial?
Leia também: Quais alimentos previnem e controlam o diabetes?
Canela é mais uma ótima parceira. Acrescenta seu sabor típico e ainda segura a vontade de comer guloseimas. Já para quando a vontade pedir um mimo especial, vá de bolo ou torta com cobertura de geleia dietética. Um pote de 200 gramas mais 1/2 xícara de chá de água, misturados em banho-maria. Pronto: essa calda vai por cima da massa ou até vira um recheio. Se bem que doce de leite diet pode ser ainda mais tentador entre uma camada e outra de bolo… Se preferir assim, experimente preparar uma caixinha de pudim diet sabor baunilha, então juntar o doce de leite diet e aí usar esse creme no recheio. A textura fica imbatível.
Ah, para fazer o bolo sem açúcar crescer, o segredo é lançar mão do fermento químico, mais eficaz. E, para a massa ficar fofa, o truque é usar margarina e ovos em temperatura ambiente. Eles tendem a reter mais ar desse jeito. Aliás, o negócio é comprar esses ingredientes no dia em que for preparar o bolo e não deixá-los na geladeira antes de usar. Outra coisa: nas preparações que levam frutas secas, o dulçor aumenta e, aí, dá para reduzir a quantidade de adoçante.
Leia também: Quem tem diabete pode tomar café?
Se no seu caderno de receitas uma das estrelas é o creme de leite, anote aí um jeito de reduzir o teor de gordura. Substitua parte do creme por uma mistura assim: 1 xícara de chá de leite desnatado, 1 colher de chá de amido e outra de margarina light. Cozinhe tudo até atingir o ponto de creme. Pela saúde do coração, que merece atenção especial no diabetes, a economia de gordura sempre vale a pena.