Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que a pressão alta favorece infartos?

Entenda a relação entre esses dois problemas

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 13 mar 2019, 12h25 - Publicado em 12 jul 2016, 14h04
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

O coração é uma das principais vítimas da pressão descontrolada. No aperto, as artérias, como as coronárias, falham ao irrigá-lo, o que prejudica sua oxigenação. Com o trabalho excessivo e sem a compensação que uma circulação normal lhe daria, o músculo cardíaco sofre e a dor pode aparecer, beirando o insuportável: é a angina. O passo seguinte pode levar a danos incontornáveis. É o infarto propriamente dito.

Nesse roteiro assustador, a hipertensão dificilmente atua sozinha. Ela costuma ter parceiros bem eficientes em matéria de estragos cardíacos. Quando eles se juntam, dão origem a um pacote de riscos batizado de síndrome metabólica. Além da pressão na estratosfera, a gente vê se elevarem o colesterol, os triglicérides, a gordura abdominal e a glicemia.

O trabalho dos malfeitores é orquestrado. A pressão descontrolada toma a dianteira e causa umas arranhaduras nas paredes internas dos vasos, o endotélio. O colesterol se aproveita para se instalar nessas aberturas, bem como substâncias inflamatórias. Se há glicose dando sopa, há mais lenha na fogueira. É que tudo isso leva à formação de placas que, com o tempo, começam a atrapalhar a passagem do sangue. Esse emaranhado de partículas vai crescendo até que o fluxo sanguíneo é totalmente interrompido.

Quando isso ocorre nas coronárias, que abastecem o coração, o músculo cardíaco começa a reclamar. Se o sangue não chega ali, partes do órgão morrem com a falta de oxigenação. É assim que vem o infarto, muitas vezes nem dando tempo de tomar uma providência para salvar a vida do sujeito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.