Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O prato dos brasileirinhos

Trabalho investiga a qualidade da alimentação infantil no país

Por Chloé Pinheiro (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 19h15 - Publicado em 27 ago 2015, 10h08
Dercílio
Dercílio (/)
Continua após publicidade

Uma equipe gigantesca de profissionais de saúde conferiu o que as crianças de 2 a 6 anos andavam comendo alguns anos atrás — seja na escola, seja em casa. O megaesforço científico, encabeçado pela Universidade Federal de São Paulo e batizado de Nutri-Brasil Infância, envolveu 400 pesquisadores de 12 instituições e trouxe revelações importantíssimas.

Para começar, descobriu-se que a meninada comia mais do que deveria, o que não é uma boa notícia. Não à toa, um em cada quatro brasileiros menores de 5 anos sofria com excesso de peso. 

A equipe também contabilizou os nutrientes que entram no cardápio da garotada e, aí, percebeu que mais de 60% não ingeria quantidades suficientes de cálcio. Além disso, havia deficiências de vitamina D e E, enquanto as pitadas de sal eram bem exageradas.

O desequilíbrio na dieta nos primeiros anos de vida talvez pareça inofensivo, mas representa um risco futuro para problemas sérios como hipertensão, doenças cardiovasculares e osteoporose. Os dados das mais de 3 mil crianças avaliadas ajudaram a traçar estratégias de educação alimentar na infância. 

O tamanho e a qualidade do trabalho renderam ao projeto o primeiro lugar na categoria Saúde e Nutrição do Prêmio SAÚDE 2009. Se você é profissional da área e tem uma campanha ou pesquisa que deseja espalhar para o país, inscreva-o no link: https://premiosaude.com.br/inscricao/.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.