Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O leite desnatado é uma opção melhor para o intolerante à lactose?

Confira se as características nutricionais dessa versão o tornam mais adequado para quem tem o problema

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 22 out 2016, 16h05 - Publicado em 17 ago 2016, 12h08
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

Na desnatação, o que se manda embora é a gordura: ao ficar com 0,5% de matéria gorda, essa versão é menos calórica. Por outro lado, perdem-se também substâncias como a vitamina D, que favorece a absorção de cálcio, e parte das proteínas. Já no quesito teor de lactose, quase não há diferença de nível entre o desnatado e o integral.

Portanto, se a ideia for investir no tipo mais magro de olho no controle dos desconfortos causados pelo açúcar do leite, não vale a pena. A bem da verdade, o integral cai melhor para quem sofre de intolerância. E o pulo do gato está justamente na gordura que ele carrega – por causa dela, a bebida é digerida mais lentamente. Aí a lactose chega de tantinho em tantinho ao intestino, evitando aquela concentração de gases e água, gatilho para as manifestações do distúrbio. Claro que tudo dependerá da carga da enzima lactase produzida.

E a versão em pó?

Na prática, é o tipo desidratado da bebida, no qual ela perde a maior parte da água de sua composição, preservando, no máximo, cerca de 5%. O restante é formado de gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais. O processo de desidratação passa por uma temperatura altíssima, e o que sobra são os nutrientes superconcentrados – inclusive a lactose. Se a gente olhar a tabela do Conselho Nacional de Laticínios (Conil), leva um susto. Ela mostra que o leite em pó desnatado carrega 52,9% de lactose, e o integral, 37,5%. Mas calma lá, pois é preciso ponderar. Lembre-se de que o produto será diluído, então tudo dependerá da proporção usada na reconstituição. Caso pretenda utilizar o ingrediente em pó para fazer bolo, musse ou pudim, considere a alta concentração de lactose e, se for o caso, adapte a receita ao seu grau de tolerância.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.