Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre Ivo Pitanguy, um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo

O brasileiro, que revolucionou a cirurgia reparadora, foi vítima de uma parada cardíaca

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 22 out 2016, 20h40 - Publicado em 8 ago 2016, 09h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vítima de uma parada cardíaca no último sábado (6 de agosto), o cirurgião plástico Ivo Pitanguy morreu aos 93 anos em sua casa, no Rio de Janeiro. Mineiro, o médico se formou na década de 1940, quando a cirurgia plástica sequer era reconhecida como especialidade médica no Brasil. 

    Por isso ele partiu para os Estados Unidos e, na década de 1950, para a França — sua ideia era aprender lá fora como reparar com o bisturi desfigurações provocadas por doenças congênitas, traumas e queimaduras. Mas o que aprendeu para valer e, como professor, ensinou com generosidade a centenas de alunos de mais de 40 países foi reconstruir a autoestima de seus pacientes.

    Sua habilidade era notória. Tanto que é considerado um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo. Com sua habilidade única, conseguiu recursos para ajudar a financiar operações a pessoas carentes.

    Há 46 anos, Ivo Pitanguy criou um serviço na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro para atender indivíduos de baixa renda que, deformados, não tinham acesso à cirurgia reparadora. Nesse longo período, já passaram pelos seus centros cirúrgicos mais de 50 mil crianças e adultos. 

    Foram tantas suas contribuições para a saúde brasileira que, em 2012, ele recebeu o título de Personalidade do Ano do Prêmio SAÚDE, iniciativa da revista SAÚDE e da Editora Abril. A ele, que já foi aplaudido tantas vezes ao redor mundo, fica a nossa mais sincera homenagem. 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.