Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Menos açúcar para as crianças

Para a Associação Americana do Coração, o consumo entre os pequenos deve ser de até 6 colheres de chá por dia

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 22 out 2016, 19h05 - Publicado em 24 ago 2016, 11h44
alex silva
alex silva (/)
Continua após publicidade

Segundo a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), o consumo diário de açúcar entre crianças e adolescentes de 2 a 18 anos deve ser de, no máximo, 25 gramas por dia – isso dá cerca de 6 colheres de sopa. O número foi cravado após uma análise de estudos anteriores sobre o efeito da substância na saúde dos pequenos. Para os menores de 2 anos, vale lembrar, a entidade recomenda zero açúcar, até porque isso pode reduzir a preferência por comidas nada saudáveis mais tarde. 

 

Leia também: Abaixo o açúcar!

 

Mas atenção: a indicação não tem a ver com o açúcar presente nos alimentos naturais, como frutas e leite. O que os experts querem evitar é o exagero em relação ao açúcar adicionado, aquele que faz parte da fórmula de refrigerantes, bolachas, sucos industrializados e outros itens superatraentes para a criançada.

A AHA explicou que esse açúcar é um baita perigo porque pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, já que aumenta o risco de obesidade, hipertensão e diabete do tipo 2. Além disso, os autores do documento lembraram que a turminha que se empanturra de alimentos cheio de açúcar adicionado tende a comer menos itens saudáveis, como frutas, legumes, verduras e grãos. 

Continua após a publicidade

 

Leia também: Açúcar é uma bomba para os hipertensos

 

Segundo a entidade, bebidas como refrigerante estão entre os maiores fornecedores do ingrediente doce. Para ter ideia, eles informam que uma única latinha (350 ml) de refri de cola tem cerca de 9 colheres de chá de açúcar. É muita coisa – inclusive, já bate a meta estipulada pela AHA. E os cientistas ainda não sabem se os adoçantes seriam bons substitutos. Logo, ainda não há orientações nesse sentido. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.