Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mais exercício, zero álcool: as novas recomendações para evitar um câncer

Um guia atualizado da Sociedade Americana do Câncer valoriza a atividade física e os vegetais, afirma que não há limite seguro para bebida alcoólica...

Por Chloé Pinheiro
18 jun 2020, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Sociedade Americana de Câncer (ACS, na sigla em inglês) atualizou recentemente suas recomendações sobre dieta, exercício e estilo de vida para prevenir o surgimento de tumores. Entre as novidades, a entidade aumentou a quantidade ideal de atividade física para 300 minutos por semana e postulou que não há limite de segurança para o consumo de álcool.

    A diretriz é feita por um comitê de pesquisadores e médicos voluntários ligados a instituições de peso, que revisam as evidências mais recentes e robustas sobre o tema.

    A edição anterior do guia da ACS pregava ao menos 150 minutos semanais de exercícios moderados ou 75 minutos em um ritmo intenso. Essa segue como a meta mínima, mas a nova versão do documento postula que a quantidade que realmente reduz o risco de um câncer é de 300 minutos de esforço físico moderado, ou 150 minutos em intensidade vigorosa. E superar esse sarrafo pode trazer benefícios adicionais.

    Já o comportamento sedentário — ficar sentado por longos períodos de tempo – deve ser limitado, independentemente a pessoa ir para a academia ou não em outros momentos do dia.

    A melhor dieta para prevenir o câncer

    Cada tumor tem suas particularidades, mas boa parte sofre influência do que colocamos no prato. Por isso, a ASC refinou suas orientações sobre alimentação.

    Continua após a publicidade

    Há maior foco no consumo de alimentos in natura e na quantidade adequada para manter o peso saudável. Sim, a obesidade é cada vez mais associada a essa doença.

    Vegetais coloridos (em especial os verde-escuros, vermelhos e laranjas), leguminosas, frutas e grãos integrais ganharam destaque especial no documento. Por outro lado, o cardápio ideal deve limitar bastante o consumo de carnes processadas e vermelhas, bebidas açucaradas e produtos ultraprocessados.

    Em resumo, a proposta é manter uma dieta equilibrada e colorida, sem modismos em cima de um determinado nutriente ou comida. O padrão saudável é vinculado especialmente à redução na probabilidade de ser diagnosticado com câncer colorretal e nas mamas.

    Continua após a publicidade

    O cerco à ingestão de álcool

    Os drinques devem ser escassos para minar o perigo de um câncer surgir. Antes, a entidade pedia para não extrapolar uma dose por dia para as mulheres e duas para os homens. Já a mensagem atual é: não há limite seguro. O mais pertinente seria não beber.

    Agora, caso o indivíduo escolha tomar algo, deve respeitar o limiar estabelecido anteriormente. No texto, a ASC reforça que cerveja, uísque e afins são o terceiro maior fator de risco modificável para o câncer, atrás apenas do tabaco e do excesso de peso. A bebida está ligada a ao menos sete tipos de tumores.

    Ações governamentais, privadas e comunitárias

    Por fim, os autores pontuam que não basta a força de vontade individual para diminuir os novos casos de câncer. Cabe a entidades públicas e privadas e organizações da sociedade civil se articularem em nome de políticas eficazes de acesso à alimentação saudável, promoção de locais e oportunidades para prática de exercícios e coibição do consumo de álcool.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.