Machucados de crianças: como cuidar
Você sabia que água e sabão é suficiente para que 95% das crianças se recuperem machucados em até uma semana?
Opte pelo tratamento caseiro: limpe o machucado com água e sabão
Foto: Getty Images
É só aparecer um machucado na pele e as bactérias se infiltram na região. Para evitar infecções, basta lançar mão de uma medida simples: a limpeza com água e sabão.
Médicos do Johns Hopkins Children’s Center, nos Estados Unidos, mostraram que esse é o melhor método para acelerar a recuperação de machucados – melhor até do que passar antibióticos. “Para desinfetar o ferimento, nunca é preciso esfregar. O contato com o sabão neutro é suficiente”, afirma o infectologista pediátrico Victor Costa Júnior.
As mãos de quem faz o curativo também devem estar limpas. Além disso, é bom proteger o local com gaze – e trocá-la duas vezes ao dia. “Isso evita uma infecção posterio”, lembra Costa Júnior. Porém, caso surjam secreção, vermelhidão ou febre, é bom procurar ajuda especializada.
Nos ferimentos mais graves
Cortes profundos
Verifique se a criança foi vacinada contra tétano há no máximo dez anos e procure um médico para fazer a profilaxia. A limpeza pode ser feita com água ou soro fisiológico.
Queimaduras leves
Vá a um hospital, porque o corpo pode perder muito líquido pela lesão da área queimada. A limpeza deve ser feita com água e sabão e as bolhas não devem ser estouradas para prevenir infecções.
Mordida de animais
Descubra se o bicho foi vacinado e corra até um hospital. A boca dos animais é cheia de bactérias e o machucado pode infeccionar facilmente, além do risco de contrair raiva.